Por Bernadete Grein
Papanduva/SC
O estímulo à produção de leite a pasto é um dos projetos trabalhados pelo Escritório Municipal da EPAGRI de Papanduva no ano de 2011. Para tanto, várias parcerias importantes estão integradas, na busca de melhorias para as famílias produtoras de leite do município.
Fotos: Bernadete Grein / Você faz a notícia
Dentro do cronograma de atividades previstas, no dia 02 de março foi realizado em parceria com a COAFAPA – Cooperativa da Agricultura Familiar de Papanduva, um treinamento sobre Qualidade do Leite e Higiene na Ordenha, com a participação de mais de 40 produtores e produtoras do município de Papanduva.
Organizado pela equipe do Escritório Municipal da EPAGRI, com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, o evento constou de explanação teórica, na parte da manhã e demonstração prática, no período da tarde.
O instrutor foi o Médico Veterinário Éder Otávio de Carvalho, do SISCLAF – Sistema de Cooperativas de Leite da Agricultura Familiar, sediado em Francisco Beltrão – PR. Éder discorreu sobre os aspectos fundamentais para se garantir a higiene na ordenha e a consequente qualidade do leite. Suas orientações foram atentamente acompanhadas pelos presentes, com grande aproveitamento.
Na oportunidade, esteve presente também o Eng. Agrônomo Derli Pedro Bulegon, responsável pela área de leite da equipe regional da EPAGRI sediada em Mafra. Derli apresentou considerações importantes sobre o trabalho já desenvolvido pela EPAGRI em anos anteriores, e sobre a ampliação no número de integrantes da equipe municipal de Papanduva que agora conta com três profissionais – Mário Célio Correia, Vinicius Marques da Silva e Bernadete Grein. Em sua fala, Derli ressaltou a importância das famílias fazerem anotações detalhadas dos gastos da propriedade, para o cálculo exato dos custos de produção. Outro fator que destacou, foi a importância de valorizar o trabalho de todos os integrantes da família envolvidos na produção.
O Senhor Orides Grein, Presidente da COAFAPA – Cooperativa da Agricultura Familiar de Papanduva, falou sobre as ações desenvolvidas pela Cooperativa e sua importância para a agricultura familiar de nosso município.
Acompanhando todas as atividades do dia, o Secretário Municipal da Agricultura – Sr. Ilário Ferentz, comunicou a todos a sua satisfação em poder apoiar esta atividade e a importância da capacitação para o desenvolvimento da atividade leiteira em nosso município.
A Sra. Romélia Poma, em cuja propriedade foi desenvolvida a parte prática da reunião, declarou ter ficado muito feliz com a presença de todos, e constatou que os procedimentos que adota na produção de leite estão de acordo com as orientações do instrutor.
Para a Engenheira Agrônoma Bernadete Grein e o Técnico Vinicius Marques da Silva, integrantes da equipe municipal da EPAGRI, o treinamento foi bem sucedido. Ficou claro o interesse do grupo, e a importância dos procedimentos apresentados para a garantia da qualidade do leite produzido em nosso município.
Ambos ressaltam ainda o papel fundamental das parcerias para o desenvolvimento de atividades de capacitação, destacando que para este treinamento, estiveram juntos a EPAGRI, a COAFAPA, a Secretaria Municipal da Agricultura, o SISCLAF, na pessoa do palestrante, e a Sra. Romélia Poma, que gentilmente cedeu sua propriedade para as atividades práticas.