Saúde de Mafra forma grupo de auxílio para quem deseja parar de fumar

Publicado por Gazeta de Riomafra - 30/05/2012 - 14h53

Amanhã, dia 31 de maio, é o Dia Internacional de Combate ao Fumo. Em Mafra, a Secretaria Municipal da Saúde auxilia as pessoas que desejam deixar de fumar através do Grupo do Tabagismo, que realiza encontros semanais com o auxilio de um psicólogo. São quatro encontros consecutivos que acontecem as quintas feriras na Policlínica Municipal (SUS) sempre às 15h30min.

Para participar do Grupo os interessados devem procurar a Policlínica Municipal, no setor do PACS. O trabalho dos grupos é conduzido por um psicólogo que, caso considere necessário, faz o encaminhamento do participante para uma avaliação com o médico do programa, que complementará o tratamento com medicação. A pessoa interessada pode também deixar seu nome com a Agente Comunitária de Saúde de seu bairro, que repassará para as enfermeiras do PACS.

Vítimas do tabagismo

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só no Brasil o tabaco faz, anualmente, 200 mil vítimas. O fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas. As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cerebrovascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo.

Vamos nos unir contra o fumo

– Evite a primeira tragada;

– Não fume na frente de crianças;

– Evite pessoas e situações que o façam fumar. Resista aos que lhe oferecem cigarro, diga sempre “eu não fumo”;

– Para quem deseja parar é bom saber que os sintomas ruins após a parada são piores na primeira semana, mas são temporários, devendo desaparecer no máximo em 3 semanas.

- Publicidade -
4 comentários publicados
  1. Mauricio

    Acho a iniciativa boa, mas nao pode parar de apoiar financeiramente entidades que auxliam no combate a drogas, nao sei se foi por falta de dinheiro ou por vontade do prefeito, mas sem apoio esses grupos não conseguem trabalhar. Acorda Paulinho!

  2. ernesto

    Eu acho que é falta de vergonha, de dizer eu vou parar epronto, procuram muletas para se amparar naquilo que não querem parar, e como internar bebâdo contra a vontade, não funciona. falta é força de vontade o resto é desculpa.

    • Mafrense

      Falta de vergonha é ficar falando mal de iniciativas que são feitas para o bem estar da população! A força de vontade é essencial no tratamento, porém deve se haver respeito para quem QUER e deseja se tratar e não consegue fazer isso sozinho, sendo que tratar o tabagismo e o alcoolismo dessa forma e não como as DOENÇAS que realmente são dificulta e MUITO o tratamento delas. Que muitas pessoas passem a aderir o tratamento e que não se sinta intimidada com comentários, eles irão vir, mas no final das contas, irão servir para mostrar o quão mais forte que eles vocês serão!

  3. Amiga carioca

    Otima iniciativa! Que todos possam abraçar essa causa. tão bonita.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.