Já está confirmada pelo Departamento a visita dos técnicos do DNIT/Ferroviária em Mafra, já para a próxima semana, a fim de avaliar a possibilidade de atender a solicitação do prefeito de Mafra.
O prefeito de Mafra, Paulinho Dutra está em viagem a Brasília nesta semana participando de Audiência com Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, ministro das Cidades.
A reunião visa solicitar ao Ministério que providencie laudo técnico de vistoria da ponte Coronel Rodrigo Ajace. A ponte delimitada pelo rio Negro, divide a área urbana e central da cidade e do vizinho município de Rio Negro. “Tendo em vista o grande fluxo diário de veículos e pedestres pela ponte Coronel Rodrigo Ajace e ainda, o fato da ocorrência periódica de grandes enchentes do rio Negro, uma perícia preliminar nos leva a crer que existe danos físicos a ponte”, enfatiza o documento que o prefeito de Mafra encaminha ao ministro Aguinaldo Ribeiro.
O prefeito de Mafra também tem consigo documento assinado pelo prefeito de Rio Negro, Alceu Ricardo Swarowski,dando apoio às reivindicações levadas à Brasília. “Somos representantes de dois municípios e almejamos a segurança da população”, registrou Paulinho Dutra.
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina – DETRAN/SC e do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná – DETRAN/PR, os dois municípios (Mafra e Rio Negro) abrangem uma frota de aproximadamente 46.508 veículos, dos quais 28.252 (abril/2012) pertencentes à Mafra e outros 18.256 à Rio Negro.”A fim de evitar transtornos futuros como uma possível interdição decorrente da existência de desgastes estruturais, ocorridos ao longo dos mais de 43 anos de utilização, solicito ao Ministro que seja realizada vistoria para verificação das condições estruturais da ponte Coronel Rodrigo Ajace e emitido laudo específico”, destacou Paulinho Dutra.
Três pontes fazem a ligação entre Mafra e Rio Negro. A ponte Engenheiro Moacyr Gomes e Souza, localizada na rodovia BR 116, a ponte centenária Dr. Diniz Assis Henning e a Ponte Coronel Rodrigo Ajace, as duas últimas responsáveis pela integração dos quadros centrais das duas cidades.
Elevado
Audiência com o diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Mário Dirani, também está agendada para ocorrer na quinta-feira. Na oportunidade o prefeito irá reiterar a inclusão de Mafra no Programa DNIT Ferrovias, a fim de viabilizar a construção de um elevado sobre a estrada de ferro que corta a Avenida José Severiano Maia.
Já está confirmada pelo Departamento a visita dos técnicos do DNIT/Ferroviária em Mafra, já para a próxima semana, a fim de avaliar a possibilidade de atender a solicitação do prefeito de Mafra. Entretanto, a questão polêmica refere-se a urgência na alteração do trecho da ferrovia em interseção à Avenida José Severiano Maia,com a construção de um elevado.
A Severiano Maia é a principal via de ligação do Centro da cidade aos bairros do município, assim como ao Fórum da Comarca, a rodoviária e ao único Pronto Atendimento/Hospital São Vicente de Paulo. “A passagem do trem pela Avenida duas vezes ao dia, com duração aproximada de 25 minutos cada, ocasiona não somente a paralisação do trânsito em horários de grande circulação, como também a ocorrência de acidentes, gerando transtornos incluindo o atendimento à chamadas de emergência assim como impedindo o acesso de ambulâncias ao PA, dispensando tempo muitas vezes imprescindível á preservação de vidas”, justifica Paulinho Dutra, solicitando urgência no atendimento da reivindicação, no documento que será entregue ao Ministro das Cidades, durante a Audiência, em Brasília.
A meu ver, dinheiro jogado fora. Ante de tudo, deve ser dado preferência ao trânsito nas pontes e outras obras de maior interesse, como saúde e educação.
É claro que a obra é necessária, mas entendo que existem muitas outras que maior relevância em comparação a ela.
E quanto a 4ª ponte, este também é um assunto delicado, já que o local indicado inicialmente (Vila Paaraíso – Av. José S. Maia) não parece ser o mais adequado. Lembremse que, de certa forma, a V. Paraíso é um bairro ‘deslocado’, e muitos vão preferir continuar utilizando o trecho engarrafado a usar a nova ponte, tudo em razão de estar ela “FORA DE MÃO”.
Se com a ponte metálica muito já deixaram de usá-la após ser necesssário dar uma voltinha atrás dos correios, imaginem com essa 4ª ponte, que terão que se deslocar do centro de Rio Negro até V. Paraiso.
No final das contas, a grande quantidade de dinheiro investido acaba sendo inútil e pelo pouco uso.
E se…… o dinheiro do Elevado fôsse gasto com um senhor Pronto Socorro na VIla Nova, que é pra onde Mafra vai crescer, atenderia todo o municipio e teria um bom acesso a rodovia…
Pensemos nisso, se for para resolver o problema de trânsito com destino ao PA, por causa dos trens, ou por conta das enchentes tudo bem, ainda teriamos dois Pronto Atendimento para resolver os problemas de saúde, mais empregos, mais qualidade de vida,e, lógico fazer com que os outros municipios também destinem verbas para o Hospital de Mafra ou ao PA, estamos ficando com as despesas de toda a região .
Para resolver problema de trânsito somente com um bom estudo técnico para a construção da quarta ponte.
Estudo para a quarta ponte ? Precisa é de DINHEIRO para a quarta ponte. As prefeituras estão quebradas.
A verdade eh q em nossos municípios, (assim como outros) a saúde das pessoas fica em segundo plano…
e claro q se dessem um jeito no transito seria bom, assim como o cruzamento da linha ferroviária…, mas eh preciso ter verbas, e também fazer algo bem mais organizado ,do q as ultimas obras q foram feitas na nossa Cidade, para q estas obras sejam realmente Benéficas para as duas cidades!!!
Que os técnicos venham, mas que analisem profundamente o relevo, as condições das vias adjacentes e projetem-se no futuro, para isto não virar um transtorno como aconteceu com o minhocão em São Paulo, que elevm em conta que a cidade cresce e aumenta veritiginosamente o número de veículos, para que não fique como o “Trevo da Souza Cruz” onde o pedestre foi relegado a último plano.
É ISSO AÍ PAULINHO !!!
PARABÉNS PELA INICIATIVA E PARA FICAR MELHOR AINDA,
RIO NEGRO E MAFRA PRECISAM DE MAIS UMA PONTE,
LIGANDO O BAIRRO VILA PARAÍSO (RIO NEGRO) À
AV. JOSÉ S. MAIA (MAFRA). COM ISSO “DESAFOGARIA” UM POUCO AS DUAS
PONTES JÁ EXISTENTES NO CENTRO DESSAS DUAS CIDADES.
E SÓ LEMBRANDO A TODOS, QUE A CADA DIA QUE PASSA, MAIS
VEÍCULOS CIRCULAM PELAS NOSSAS CIDADES, DEVIDO A FACILIDADE DE
FINANCIAMENTO DOS MESMOS.