Semana de Oração Pela Unidade dos Cristãos

Publicado por Gazeta de Riomafra - 02/06/2012 - 19h11

Breve histórico sobre este movimento de oração uns pelos outros, entre os seguidores dos ensinamentos de Jesus Cristo. Sabemos que desde 1740, houve um pequeno grupo de Escoceses ligados a América do Norte que se uniram para fazerem preces por todas as igrejas. E nestes 272 anos foram muitos os encontros de oração recebendo nomes diferentes para cada evento.

O título “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos” surgiu e tornou-se oficial pelo Conselho Mundial de Igrejas, a partir de 1968. O tema desse ano foi: “Para o louvor de sua glória (Efésios 1,14)”. O material para se trabalhar a Semana de Oração, é preparado em cada ano num país diferente e sempre com uma realidade marcante.

O material que trabalhamos em 2012 foi preparado na Polônia por uma equipe formada por católicos, ortodoxos, antigos católicos e protestantes em atividade na Polônia, com o tema: “Todos seremos transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo (1 Cor 15, 51-58)”.

Aqui no Brasil é o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC, autorizado para as devidas adaptações do programa dessa semana.

Em Santa Catarina temos o Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão – CIER, nosso referencial, cujo presidente é o pastor Inácio Lenke da Igreja Luterana e o vice-presidente Dom Oneres Marchiori da Igreja Católica.

Na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Mafra, foi realizado um dia de oração em comum pela Unidade dos Cristãos onde se encontraram católicos e luteranos de Rio Negro e Mafra, sendo que o convite foi feito através do rádio para todas as denominações cristãs e pessoalmente para algumas igrejas.

Estiveram presentes representantes das paróquias São José, Nossa Senhora das Graças e Senhor Bom Jesus e Aparecida de Rio Negro, comunidades luteranas de Rio Negro e Vila Nova – Mafra, bem como o Movimento dos Focolares.

A celebração se desenvolveu com a participação de três sacerdotes, um pastor e uma pastora luterana, quatro diáconos e dois representantes do Movimento dos Focolares. Toda preparação para a celebração foi coordenada pelo diácono Dorvalino e pastor Jairo, recebendo todo o apoio do padre Dúlcio pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A animação da celebração ficou a cargo da equipe de cantores da nossa Paróquia. Após a celebração todos os participantes, foram convidados para um coquetel preparado pela equipe de coordenação do Santuário.

A todos os que participaram e colaboram para o brilhantismo desta celebração e confraternização os nossos sinceros agradecimentos.

Diácono Dorvalino Alves da Silva.

Santuário Nossa Senhora Aparecida – Mafra.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.