Segundo o engenheiro Elias Fadel Junior – da DIF/DNIT, se o prefeito Paulo Dutra e o vereador Clesiomar Witt não tivessem levado o problema a BrasÃlia, Mafra era considerada sem problemas com a passagem de trens no perÃmetro urbano
Na tarde da última segunda-feira o prefeito Paulo Sérgio Dutra reuniu a Imprensa e Entidades de Classe de Mafra, para uma Reunião junto ao engenheiro do DIF/DNIT, Elias Fadel Junior, que veio especialmente ao MunicÃpio para verificar a existência ou não de transtornos com a passagem de trens no perÃmetro urbano, especialmente na Avenida Coronel José Severiano Maia. “Nosso intuito em convidá-los, é para que juntos possamos demonstrar a real necessidade de uma obra na Avenida, que venha permitir o livre fluxo de veÃculos leves e pesados, bem como dos pedestres, nos horários em que composições transpõem aquela via públicaâ€, declarou o prefeito.
O engenheiro do DNIT/Ferrovias explicou que os estudos atualmente existentes no Órgão Federal em BrasÃlia, não demonstram problemas no MunicÃpio, com relação aos trens que cortam o perÃmetro urbano. Segundo ele, no relatório existente na Capital, consta que apenas uma composição de trens corta a cidade diariamente, e apenas dez mil veÃculos estariam trafegando. Informado que em média transpõem as ferrovias em Mafra e que cerca de 46 mil veÃculos rodam pelas cidades irmãs, Fadel Junior enfatizou que “se o prefeito Paulo Dutra e o vereador Clesiomar não tivessem levado estes dados até nós, certamente não tomarÃamos ciência dos conflitos que aqui ocorrem.
Paulo Dutra lembrou que na viagem que realizou junto ao vereador Clesio Witt no final do mês de abril do corrente, conseguiu a inclusão do MunicÃpio no Projeto “Ferrofer – Segurança nas Cidadesâ€, que trata dos conflitos causados pela transposição de trens em perÃmetros urbanos. Ele destacou, ainda, o pronto e rápido atendimento que teve junto ao DNIT/Ferrovias, bem como o rápido deslocamento do engenheiro ao MunicÃpio fato pelo alcaide e pelo vereador Clesiomar, tido como inédito, haja vista que na maioria dos casos, a espera por soluções é demorada. Ambos agradeceram toda a diretoria e colaboradores do DNIT/Ferrovias, por essa ação.
Paulo Dutra ainda lembrou que o Porto de São Francisco do Sul estará sendo ampliado para o recebimento de maior volume de cargas, o que certamente ocasionará em mais trens cortando o centro da cidade, bem como a reativação da linha Porto União a Mafra. “São problemas que não podem ser esquecidos. Se hoje já temos essa grande dificuldade especificamente na Avenida Severiano Maia, imagine quando o fluxo de composições for ainda maiorâ€, citou o alcaide, atentando para o fato de que a Avenida é uma das principais da cidade, e dá acesso ao Hospital e ao Pronto Atendimento Municipal. “Os trens que circulam no perÃmetro urbano por varias vezes ao dia, interditam importantes vias de locomoção do centro da cidade em horários de pico, prejudicando inclusive atendimento médico do Pronto Atendimento Municipal, do Hospital São Vicente de Paulo e do Fórum, apontou.
Estudo de viabilidade técnica
Tendo tomado conhecimento da realidade dos problemas ocasionados pela transposição de trens na Avenida Coronel José Severiano Maia, o engenheiro Elias Fadel Junior levou consigo Ata da reunião realizada, e encaminhará o pleito para sua Diretoria, solicitando a realização de estudos que identifiquem qual o melhor procedimento para coibir os transtornos atualmente causados, quer seja através de um elevado ou uma passagem subterrânea, entre outros, para então se solicitar a execução de projeto de engenharia que atenda de modo eficaz e resolva o conflito em questão, em atenção as necessidades da municipalidade bem como da ferrovia. “Demos mais um importante passo em busca da solução definitiva para os problemas da Avenida Coronel José Severiano Maia e, unindo nossas forças e de nossos representantes no Estado, certamente conseguiremos que a obra seja executada e que os recursos necessários sejam disponibilizadosâ€, concluiu o prefeito Paulo Sérgio Dutra.