Escola Professora Maria Paula Feres existe a 113 anos e comemora os 95 anos de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 09/09/2012 - 18h00

Há 113 anos nascia na Vila Nova, então pertencente a Rio Nego (PR) a Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres. Na época, a Instituição era chamada de “Deustche Schule Vila Nova”, sob a direção de Johann Annies e contava com 25 alunos. A mesma foi fundada no dia 5 de junho de 1899, pela sociedade escolar de Vila Nova, a qual era composta de alemães e seus descendentes, marcando o início das atividades desta Unidade Escolar, que sobrevive há três séculos (séc. XIX, XX, XXI).

Em 1923 passou a categoria de Escola Estadual, sendo os primeiros professores Gustavo Friedrich e sua esposa Cristina França Friedrich.

– Em 1962 passou a denominar-se “Escola Reunidas” e, em seguida “Grupo Escolar”;

– Em 1977 foi transformada em Escola Básica (pré a 8ª série);

– Em 1986 passou a ser denominada Colégio Estadual tendo como modalidades de ensino de pré ao 2º grau;

Maria Paula Feres, patrona dessa escola, nasceu em Florianópolis aos 06 de janeiro de 1910. Foi casada com João Feres e teve 4 filhos. Ela iniciou suas atividades como professora em 09/08/1926. De 1942 a 1952 lecionou em Mafra no Grupo Escolar “Duque de Caxias” onde foi promovida várias vezes. Faleceu no dia 22/03/1964.

Hoje a Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres, atende diversas comunidades: Vila Nova, Imbuial, Faxinal, Vila Santa Terezinha, Campo da Lança, São Lourenço, Restinga, Rio Branco, entre outras.

Atualmente a Unidade Escolar conta com aproximadamente 1200 alunos, 55 professores, 02 Assistentes Técnico Pedagógicos, 2 Assistentes de Educação, 5 Agentes de Serviços Gerais, 1 Supervisora Escolar, sob a Direção Geral da professora Silmara Martins e dos Assessores de Direção Neriane Hellinger de Lima e Bianca Gielgen.Com o apoio da APP, Clube de mães, Conselho Deliberativo e comunidade em geral, essa unidade escolar tem orgulhado Mafra e Santa Catarina quando o assunto é educação de qualidade, vencendo dia a dia as dificuldades que se apresentam diante desta centenária escola mafrense.

- Publicidade -
5 comentários publicados
  1. larissa de souza

    Paula Feres … HA como é bom saber que , o colégio que eu estudo ha alguns anos tem essa idade e vem através de ótimos professores trazendo a educação adequada ha varias gerações
    ” Isso muda o mundo ‘

  2. kaylaine rafaela da rosa

    paula feres é a melhor escola e a mais velha de mafra sc eu ja tenho 10 anos to na 5 serie e amo ela demais te amo paula feres que tem melhores professores e diretoress sem fala dos amigos…..

    …..AMOOOOOOOOO VC PAULA FERESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

  3. ADAUTO

    UÉ… PRIMEIRO VEIO A ESCOLA DISPOIS O MUNICÍPIO. ANTIS, MAFRA ERA PARANÁ. CERTEI?

    • kaylaine rafaela da rosa

      fique sabendo que a escola veio antes de mafra sc pq antes era só rio negro então não fale assim do paula tabom e foi criado pelos alemões

  4. Sérgio

    Eu não consegui entender o título dessa matéria!!!????!!!!??????????

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.