Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina realiza Feirão do Imposto 2012

Publicado por Gazeta de Riomafra - 22/09/2012 - 15h47

O consumo de bens e produtos faz parte do dia a dia de todas as pessoas, com a necessidade de aquisição de alimentos, itens de higiene, vestuário e produtos da linha branca, dentre outros. O que seria rotineiro para a toda população, se não fosse a alta taxa de impostos praticada no Brasil. E é para alertar sobre estes valores exorbitantes que os núcleos de jovens empreendedores do CEJESC realizam a 10ª edição do Feirão do imposto em 41 cidades catarinenses, que aconteceu no dia 15 de setembro.

O grande destaque deste ano será a utilização da tecnologia do QR Code para a realização de um supermercado virtual em diversas cidades participantes. Através dele, o consumidor poderá ir até o local do Feirão do Imposto e através de um tablete ou smartphone acessar o supermercado virtual http://feiraodoimposto.com.br/produtos.html e verificar a carga tributária incidente em cada um dos produtos disponíveis.  Além disto, ações simultâneas ocorrem em todas as cidades participantes em Santa Catarina. Em todo o Brasil serão mais de 100 cidades unidas no objetivo de conscientizar a população de que o país tem uma das mais altas cargas tributárias do mundo, atingindo a marca de 34% do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com o coordenador nacional do feirão do imposto, Tiago Coelho, O foco é mostrar a quantidade de tributos inseridos em itens da alimentação, remédios, veículos, bebidas, serviços como telecomunicações e energia, além de revelar como esses impostos impactam no custo do salário mínimo. “A proposta é também criar um ambiente para discutir a reforma tributária e provocar os consumidores a fiscalizarem a cobrança de tributos e a correta aplicação por parte do governoâ€, completa Coelho.

Para a presidente do CEJESC, Liandra Nazário, o Feirão do Imposto já se tornou uma ação tradicional com o intuito de fomentar a discussão acerca da elevada carga tributária hoje existente no país, são 10 anos indicando à população os impostos embutidos nos preços dos produtos e serviços e que, em geral, são de seu desconhecimento. “Enquanto movimento, buscamos viabilizar essa discussão, e este ano utilizaremos a interação tecnológica para propiciar a aproximação da população com os dados da carga tributária e indicar a obtenção de assinaturas de apoio ao Movimento Brasil Eficiente (http://www.brasileficiente.org.br) que apresenta alternativas para alterar essa realidadeâ€.

Quinta e sexta-feira, representantes do Conselho em Mafra (hoje em torno de quinze), estiveram em Palhoça participando de mais uma Assembleia Estadual, realizada em Palhoça. No município, as reuniões acontecem quinzenalmente, de acordo com a coordenadora do Núcleo, Ana Carolina Buch – destacando que todas as cidades vizinhas, que possuem o Núcleo de Jovens Empresários. No planalto norte, apenas Papanduva não o possui.

Projeto Catarinense

O projeto Feirão do Imposto nasceu em Joinville/SC no Núcleo de Jovens Empresários da ACIJ em 2003. Com a mesma intenção e objetivo, o maior impacto está em mostrar, constantemente, para 80% da população brasileira que não tem contato com guias, que paga impostos.

As ações também contribuirão com o Movimento Brasil Eficiente, que é o resultado da indignação do Feirão do Imposto. O projeto propõe a Reforma Tributária no Brasil e 1,4 milhão de assinaturas devem ser recolhidas para que a reforma vire Projeto de Lei. Quem visitar o Feirão do Imposto poderá contribuir com a sua assinatura.

Confira as cidades participantes

Florianópolis; Balneário Camboriu; Blumenau; Brusque; Campos Novos; Canoinhas; Chapecó; Corupá; Criciúma; Dionísio Cerqueira; Fraiburgo; Gaspar; Guaramirim; Içara; Imbituba; Itaiópolis; Itajaí; Itapiranga; Jaguaruna; Jaraguá do Sul; Joaçaba; Joinville; Lages; Laguna; Mafra; Maravilha; Palhoça; Palmitos; Pinhalzinho; Rio do Sul; São Bento do Sul; São José; São Lourenço; São Miguel do Oeste; Schroeder; Tubarão; Urussanga; Videira; Xanxerê; Xaxim.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.