CEMMA realiza exposição “Resgate da história de Mafra”

Publicado por Gazeta de Riomafra - 26/09/2012 - 10h12

Tropeiros, gaiteiro, Monge São João Maria, danças típicas e objetos antigos puderam ser conferidos na exposição “Resgate da história de Mafra” nesta última semana no CEMMA. De acordo com a Diretora da escola, Eroni Teresinha Machado, além do resgate histórico do município, os alunos puderam vivenciar situações passadas por avós e bisavós. “Como funciona um ferro de passar que não utiliza energia elétrica, um lampião e tantos outros objetos em desuso foram expostos, explicada e demonstrada sua utilização”, contou a diretora.

Teoria e prática

Em muitos estandes alunos representavam papéis como do Monge João Maria e de tropeiros. A literatura também esteve presente com trabalhos dos alunos participantes da “3ª Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa”, fase local, com o tema “Lugar onde vivo”. Segundo Eroni, dois destes trabalhos foram selecionados para a fase estadual da olimpíada.

Esta exposição é concretização do trabalho sobre os 95 anos de emancipação política do município. “Este trabalho uniu a teoria à prática, junto às ações pedagógicas, visto que a Educação de Mafra possui em sua equipe profissionais valorosos, criativos e dinâmicos. A exposição é prova disso”, ressaltou a secretária de Educação.

Vivenciando o passado

Para a maioria dos alunos, muitos dos objetos antigos expostos eram novidades. A aluna da 3ª série, Larissa O. de Lima, 8 anos, contou que o que mais lhe chamou a tenção foi uma serra. “Achei interessante porque era operada por duas pessoas ao mesmo tempo. Também gostei do dinheiro antigo, de ver como mudou”, disse. Outra aluna da 3ª série, Júlia Turnes P. Deolindo, 8 anos, contou que gostou das músicas e dos colonizadores. “Nasci em Mafra, mas tenho sangue gaúcho. Meu pai, meus avós e tios são do Rio Grande do Sul e os colonizadores me fazem lembrar eles”, ressaltou.

Já a aluna Mayara C. de Souza e suas colegas da 3ª série gostaram dos objetos antigos por contar um pouco da história do município. “Com esta exposição aprendi que em Mafra existem muitos lugares históricos para conhecer”, finalizou.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.