Em tempos que mais se fala no aumento abusivo do uso de drogas como o “crack”, o dia instituído e que deve constar do calendário Municipal de Mafra, não está vigorando.
A data instituída pela lei 3424/2009, seria o dia 01 de outubro de cada ano, mas não vem sendo cumprida.
Nesse dia, o artigo 3º da referida Lei, prevê que o Poder Público, com a participação da sociedade e do Conselho Municipal de Combate às Drogas e Entorpecentes, deveria “promover eventos para o combate ao ‘crack’, como debates e palestras de conscientização nas escolas e em locais públicos”, o que não foi contado à nossa reportagem, principalmente por alunos. “Muito pelo contrário, até o uso dessa e outras drogas vem sendo efetuado na maioria das escolas, com pessoas inclusive ao lado de fora dos muros, nos oferecendo”, diz um estudante de 16 anos de idade.
Do Executivo, não conseguimos ninguém para nos dar alguma informação sobre o assunto.
A Semana Municipal de Orientação, Prevenção e Combate às Drogas, de nº 3368/09, é outra que não vem sendo cumprida conforme sancionada, e a explicação é de que existe o PROERD – da Polícia Militar, que trata desse assunto nas escolas, conforme dito em matéria anterior pela secretária Municipal de Saúde.