A possibilidade de alunos no Centro de Educação do Município de Mafra – CEMMA, que não têm condições de pagar pelas apostilas iriam passar o ano sem as mesmas, causou revolta em alguns pais que não estão em condições de pagar, assim como a chamada “contribuição espontânea” quando da efetivação da matrícula.
Ouvida via telefone por nossa reportagem, a secretária Municipal de Educação, Solange Takayama, disse que sobre a cobrança de taxas (matrículas), o assunto deve ser cobrado da antiga gestão. Não posso responder por 2012 e a questão das apostilas do CEMMA e Comecinho de Vida, é questão de acordo entre as Associações de Pais e Professores – APP’s e o grupo “Positivo”, diz, lembrando que a Prefeitura oferece material didático gratuito.
Indagada sobre a viabilidade do Executivo auxiliar no pagamento das apostilas, Solange disse ser um ato ilegal, haja vista receber do Governo Federal, livros didáticos gratuitos. “Quem não tem condições de pagar deve procurar uma Escola próxima, onde estes livros são disponibilizados”, disparou a secretária.
Ela destacou, ainda, que o IDEB do CEMMA é 07, maior que o Nacional, o que comprova a excelência na aplicação dos conteúdos e disse que não há discriminação de outras Instituições Escolares, haja vista que o uso das apostilas foi definido pelos próprios pais das duas Unidades Escolares.
CEMMA explica a cobrança das apostilas
De acordo com a diretora Geral do Centro de Educação Infantil do Município de Mafra – CEMMA, Carla Elice Silveira, a implantação das apostilas se deu inicialmente no Comecinho de Vida “Nathaan Alex Ramos” e, quando alunos deste vieram para o Centro de Educação, que ministra aulas da 1ª até a 9ª série do Ensino Fundamental, os pais solicitaram que também ali, se implantasse o uso das apostilas Positivo. “Há 14 anos, em todos os anos são realizadas assembleias com os pais e professores, que por maioria optam pela continuidade do uso destas apostilas”, disse.
De acordo com ela, em março próximo haverá escolha para a nova diretoria da APP do CEMMA, oportunidade em que buscará se inteirar ainda mais sobre o uso das apostilas que, bimestralmente, exigem investimentos de R$ 115 para alunos do 1º ao 5º ano e R$ 127 para estudantes de 6ª a 9ª séries. Garante, porém, que a utilização das apostilas não vai contra a Legislação, que prevê o ensino público gratuito, haja vista ser um acordo feito pelos próprios pais.
Os pais que não possuem condições de pagar pelas apostilas – conta Carla, preenchem um formulário que é apreciado pela APP que, se convencida, disponibiliza o material gratuitamente ou com descontos, para garantir a continuidade da qualidade do Ensino na Instituição.
APP se reúne nesta segunda-feira
Com a procura por parte de nossa reportagem para que o assunto seja esclarecido à população, a Associação de Pais e Professores do Centro de Educação estará reunida no início da noite de segunda-feira (18), quando também a equipe da Gazeta de Riomafra se fará presente, para receber cópia da ata da última Assembleia ocorrida, no final do último ano.
Membro da APP, professor da Instituição e pai de uma estudante, Marcelo Soaki destaca a importância do uso das apostilas para a melhoria do ensino/aprendizado dos alunos. “A apostila permite maior tempo para pesquisas, inclusive por parte dos professores e alunos não perdem tempo copiando matérias”, destaca.
Marcelo diz que se algum dia a apostila não for mais utilizada pelo CEMMA, será o primeiro a retirar sua filha da Escola. “O CEMMA hoje é uma referência não só para Mafra, mas em todo o Estado”, salienta, destacando que o objetivo do uso da apostila é o melhor para o aluno.
Marcelo garante que a APP não tem lucro com a “venda” das apostilas, repassando as mesmas pelo mesmo preço que o adquirido junto ao fornecedor. Indagado, então, sobre origem dos valores que permitem a doação de apostilas, disse serem recursos provenientes da festa realizada anualmente e colaborações espontâneas feitas pelos pais.
O atual presidente da APP do CEMMA é Dornelles Costa e se houver maiores novidades, estaremos divulgando em nossa próxima edição.
Lei não cumprida ou a cumprir?
Por ocasião da entrevista com a secretária de Educação, Solange Takayama sobre a cobrança das apostilas pelo CEMMA e Comecinho de Vida, aproveitamos para indagar sobre o cumprimento ou não da Lei nº 3828 de 05/07/12, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade das Escolas do Município efetuar no início do 1º e 2º semestre do ano letivo, Seminário Antidrogas para alunos nelas matriculados”.
A secretária disse que vem orientando os professores a acionarem o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, para que se dê cumprimento à Lei. “Devagarinho estou colocando tudo em ordem”, discorreu.
O artigo 2º da referida Lei, portanto, frisa que “além das palestras, aulas ou debates, deverão ser divulgados através de painéis e cartazes os prejuízos causados à pessoa, à família e à sociedade” e, o artigo 3º aponta que “o seminário contará com a participação de professores, médicos da Secretaria Municipal de saúde e componentes da Polícia Militar, como palestrantes”.
Portanto, não apenas com o PROERD agindo se dará cumprimento à Lei.
ÉÉÉ Lula Lá… independente se é apostila ou livro ou qualquer porcaria que tentam enviar nas cabeças de nossas crianças, o que não pode minha gente é Escola ou Colégio público cobrar dos pais ou responsáveis algo que o governo deve dar no mínimo “EDUCAÇÃO e SAÚDE” coisa que sabemos esta longe que um dia isso aconteça. Por isso que meu filho esta matriculado no melhor COLÉGIO de Rio Negro e Mafra, o “BOM JESUS” é só ver os indices de aprovações em vestibulares, sem comentários. Lá sim eu tenho que pagar pelos estudos do meu filho e também tenho o direito de cobrar do colégio por algo que não esteja bem com meu filho em relação a aprendizagem dele. Agora escola pública onde a ordem é não reprovar e ainda assim cobrar pelo material didatico, isso é caso de Ministério Público. Isso só acontece no Brasil…
Brincadeira , ficar falando mal do sistema de apostilas .
Não quer , poe os filhos em outro local.
E outra meu filho estudou lá por oito anos e que bem me lembre todos os anos na reunião de inicio de ano era feito votação entre os pais e ficava decidido que seria novamente feito uso da apostila .
Que bem sei era passado um livro ata para os pais assinarem concordando .
E se for ver quem tá reclamando é quem pode pagar,.
Gastam num monte de coisas , menos para os filhos.
Os mque atrasam e dão problema são sempre os mesmos.
Porque não abrem a boca na hora da reunião , depois ficam falando mal.
Pais omissos geram filhos problemáticos.
Acho um absurdo essa reclamação de alguns pais. Ao matricularem seus filhos, sabiam que tanto o Comecinho, como o CEMMA, utilizam apostilas do Positivo. Se não querem pagar deveriam procurar uma escola que não utilize esse sistema. Meu filho estudou no Comecinho e hj está no CEMMA e sempre foi perguntado aos pais se concordam em manter a apostila. Então não dá para ficar reclamando como se ninguem soubesse que precisa pagar. A qualidade do ensino é mto boa. Essas escolas são referências. E é por isso que tem filas de pais esperando uma vaga para seu filho. Eu quero o melhor para meu filho… por isso estou disposta a pagar a apostila.
O CEMMA é uma referência em ensino, por isso existem tantos pais querendo matricular seus filhos lá. Sou da primeira turma, meu pai fez parte da APP. Tenho muito orgulho de ter feito parte desta “família”. Concordo com o posicionamento da secretária. Corretíssimo! As apostilas são o diferencial da escola, ou seja, o método do ensino. Agora, se o método mudar, a escola vai baixar o nível, sim. Não existe razão para isso. Como já foi dito, se não possui condição de pagar, existem outras escolas públicas. Agora, duvido que se a escola fosse do mesmo “nível” das outras esses “pais” estariam exigindo que seus filhos estudassem lá. Ora, por favor! Deixem de ser egoístas.
Outra coisa, quanto aos que duvidam do método da escola, acham que os alunos “não sabem nem a tabuada de cor”, procurem se informar sobre o caminho que os ex alunos seguiram. Fica a dica!
Se você concordo e acha corretíssima com a postura da secretária da educação então você deve ter “fugido” das aulas de História. Está comprovado na história da humanidade que classificar as pessoas, sejam elas ricas ou pobres, negras ou brancas, se pertencem a uma raça superior a outra tem consequências gravíssimas como a segunda guerra mundial e o apartheid na Africa do Sul, sei que a comparação é exagerada mas nas palavras dela e de muitas pessoas nesta discussão está surgindo ai ou parecendo que seja, que grupos de pessoas que podem pagar pelas apostilas são mais “dignos” de estudar no CEMMA que é uma ESCOLA PÚBLICA e os que não podem PAGAR sejam excluídos/ expulsos.
Nossa, que viagem! Em momento algum tais comparações foram feitas, se você ler o que escrevi, vai dar pra entender. Não é questão de dignidade, por favor. Como já dito: “Os pais que não possuem condições de pagar pelas apostilas – conta Carla, preenchem um formulário que é apreciado pela APP que, se convencida, disponibiliza o material gratuitamente ou com descontos, para garantir a continuidade da qualidade do Ensino na Instituição.” Alguém é excluído?
A a exclusão quando a secretária diz estas palavras e que você concordou “Quem não tem condições de pagar deve procurar uma Escola próxima, onde estes livros são disponibilizados, disparou a secretária”. Então se tem como resolver o problema porque ela não falou ou explicou, porque deixaram chegar a esse ponto. Fica parecendo que não há vontade de ajudar os que não podem pagar pelas apostilas.
Eu duvido do sistema pq acho que ele forma pessoas como vc, com uma visão limitada, que não consegue enxergar lógica, complexidade, que não tem o mínimo complexa de sociedade.
E viva o sistema apostilado ¬¬’ cada dia mais formando robôs para o vestibular, mas que não sabem nem entender que escola pública não pode ser paga.
Quem é você mesmo pra afirmar que minha visão é limitada? Limitada é a sua visão, de uma pessoa que não estudou lá nem conhece os objetivos da escola. Robôs? Por favor, a sua visão sim é muito limitada pra não entender que, como já dito : “Os pais que não possuem condições de pagar pelas apostilas – conta Carla, preenchem um formulário que é apreciado pela APP que, se convencida, disponibiliza o material gratuitamente ou com descontos, para garantir a continuidade da qualidade do Ensino na Instituição.” Precisa desenhar?
E, ainda, já que duvida do sistema… Qual o motivo de estar aqui criticando mesmo? Pela lógica, se você duvida do sistema, não vai querer que um filho seu estude em uma escola que possui tal sistema e, assim, não deve estar disputando um vaga no CEMMA. Portanto, existem outras escolas que não utilizam este sistema horrível que cria robôs, onde você pode matricular o seu filho =)
Se eu tiver um filho, pode ter certeza que ele não estudará no CEMMA, kkk… é cada uma…
O que eu quero garantir é o acesso e a gratuidade das instituições públicas a todos, o que não acontece no Cemma, o que questiono é o endeusamento de um sistema-muleta em vez da sociedade pensar em melhor formação para o professor, e questionar esse pensamento tosco “não pode pagar matricule em outra escola” quando estamos nos referindo a uma instituição pública.
E não sou eu que digo que o sistema apostilado forma robôs, mas quase todos os bons pedagogos e estudiosos do assunto, se quiser se aprofundar basta pesquisar, ato que vc não deve ter aprendido nas apostilas, né? Mas fica aí um dos inúmeros textos que dissertam sobre o assunto (me desculpe, mas ele não está resumido e mastigado em uma apostila, então talvez esteja além de suas capacidades)
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n54/5272.pdf
Sério, você não me conhece e não sabe quais são minhas capacidades. Com toda certeza se surpreenderia se soubesse. Não estou aqui pra diminuir ninguém. Essa é uma discussão saudável. A partir do momento em que você leva isso pro lado pessoal, eu preciso ignorar qualquer manifestação sua. Não é nada inteligente ficar rebaixando as pessoas em um fórum…
pipipipi detector de recalque… sempre quis estudar no cemma, e nao conseguiu.
SÓ ME RESPONDAM UMA COISA: CEMMA E COMECINHO SÃO ESCOLAS PUBLICAS????? OU NÃO.
TODA CRIANÇA TEM DIREITO AO ACESSO A ESCOLA…. ENTÃO POR QUE APENAS AS QUE PAGAM PODEM ESTAR LÁ??? SE OS PAIS QUEREM UMA ESCOLA PARTICULAR COM APOSTURAS COLOQUEM SEUS FILHOS EM ESCOLAS PARTICULARES.
CONCORDO INTEIRAMENTE… GENTE RICA…. E PODEM COLOCAR SEUS FILHOS EM ESCOLAS PARTICULARES PERFEITAMENTE…… E DEXAREM AS VAGAS PARA OS MENOS FAVORECIIDOS… ENTEDAM ISSO…. GENTE INCRÉDULA….
Tá difícil pra entender alguns comentários, mesmo lendo várias vezes não consigo entender o que o comentarista quis dizer, nem mesmo se ele é contra ou a favor do sistema de apostilas. Será que estes comentaristas estudaram com ou sem apostilas ?
TÃO DE SACANAGEM NÉ!! OUTRO DIA DESSES PUBLICADO AQUI MESMO VI UMA NOTICIA DE UM PACIENTE QUE FOI QUASE “OBRIGADO” A PAGAR UM INTERNAMENTO NO HOSPITAL PÚBLICO DE MAFRA, AI TODO MUNDO FICOU BRAVINHO E REVOLTADO, AGORA EXCLUIR QUEM NÃO PODE PAGAR UMA PORCARIA DE APOSTILA PODE NÉ!!! HORA OU É PUBLICO OU É PAGO! LA NO COMECINHO TEM ALUNO DE RIO NEGRO. POR QUE? PORQUE PODE PAGAR. NO CEMMA TEM UM MONTE DE ALUNO DE LONGE E COMO DISSE A MULHER AI EM CIMA QUEM NÃO PODE PAGAR QUE PROCURE OUTRA ESCOLA ISSO ME INDIGNA QUE TIPO DE VALORES SÃO REPASSADOS A ESTES ALUNOS? QUE O DINHEIRO É QUE DEFINE O LUGAR DAS PESSOAS!!!!! TRABALHEI EM ESTABELECIMENTOS EM MAFRA E RIO NEGRO NA MAIORIA DAS VEZES NOS MAIS CARENTES ONDE CRIANÇAS DE 5º ANO NÃO SABIAM NEM ESCREVER!! POR QUE NÃO MANDAM APOSTILAS BOAS, NÃO ZELAM PELOS PROFESSORES OU SERA QUE OS “POBRES” NÃO PRECISAM CRESCER!! SEMPRE ESTUDEI EM ESCOLA PUBLICA MAS A FACULDADE TEM QUE SER PAGA NÉ! POR QUE NO PATIO DAS UNIVERSIDADES PUBLICAS SÃO RAROS OS “POBRES”!! ENTÃO SE LIGUEM GOVERNANTES ESTUPIDOS VEJAM BEM QUE TIPO DE ENSINO SEGREGADO VOCES QUEREM AAAAAAHHHHAAAAAAAA!!!! TINHA MUITO MAIS PRA FALAR MAS NÃO VALE A PENA. BOA SORTE ALUNOS !
Vcs já se pensaram no porquê da adoção das apostilas? Em minha humilde opinião:
Primeira finalidade é a massificação do conteúdo com um foco definido a curto prazo: alfabetizar, vestibular, etc.
Segunda finalidade é servir de muleta para a parte mais negligenciada (de novo, na minha opinião) da educação brasileira: a formação do professor.
Falam como se o sistema apostilado fosse a 8ª maravilha do mundo, quando a maioria dos pedagogos afirmam o contrário, inclusive as apostilas Positivo são consideradas as piores… já foram consideradas “marmitas da cultura” por vários pedagogos renomados, onde restringe-se todo o conhecimento em textos fragmentados e resumos, ilusão pedagógica, que facilita a vida do professor preguiçoso e empaca a vida do que quer fazer um pouco além da robotização do aluno para o vestibular (exclusivamente).
É a busca do razoável a ruim pra combater o péssimo na educação pública… Enquanto isso, dar algum incentivo, reciclagem, etc mais a longo prazo para os professores ninguém pensa…
E sou, definitivamente, contra a cobrança nas escolas públicas, muito fácil mandar os pais que não podem pagar arranjarem outra pra matricular os filhos, já pararam pra pensar que se VOCÊ quer pagar para seu filho ter um estudo apostilado (nem vou falar bom, pq né?), que mudem VOCÊS para o ensino privado, também têm vários no mercado.
Gostaria que alguém me respondesse uma pergunta. Sei que a pergunta é descabida e praticamente impossível de acontecer, porém para o debate vale o esforço da imaginação.
E se no Brasil inteiro todas as escolas PÚBLICAS resolvessem, juntamente com a MAIORIA (não todos) dos pais que participam das APPs, adotar o sistema de apostilas? O que iria acontecer com os filhos daqueles pais que não puderem pagar? Ficariam sem estudar?
Opa! Temos um argumento novo aqui!! Aliás uma questão bem colocada para reflexão.
O que eu sei é que o uso de apostilas realmente facilita a massificação dos alunos, pois estão sendo treinados para servir o sistema capitalista e acumular a maior percentagem de dinheiro possível.. já perceberam que há uma perda de valores na educação infantil? Desde pequenos, as pobres crianças são treinadas para escolherem a profissão mais rentável e os meios mais fáceis de conseguir as coisas.
Algumas coisas, como dividir um lanche, ajudar o colega, aprender sobre a importância dos pais estão perdendo cada vez mais a qualidade.. estão sendo considerados deveres da família e acabam não sendo mais motivados pela escola pelo fato de que o próprio governo diz que a “escola ensina e os pais educam”. Claro! É mais fácil manter a população alienada desde cedo, pois assim fica mais fácil para que os “poderosos” continuem enriquecendo..
FALAM DEMAIS.. EU PERGUNTO..SEUS FILHOS SABEM ESCREVER SO COM LETRAS DE FORMA?? MAIUSCULAS???? É O QUE ACONTECE QUE ESTUDAM SO COM ESSAS APOSTILAS…E ELES SABEM A TABUADA DE CÓR?? E VCS RECLAMAM DE APOSTILAS EITA….ASSIM É O BRASIL DO LULA E DO PT….