Com o objetivo de apresentar ao executivo municipal mafrense o trabalho que vem sendo desenvolvido no município desde março de 2012, quanto a construção de uma base cartográfica georreferenciada, a empresa Geomais (integrante do consórcio Geomafra – vencedor do processo licitatório – Tomada de Preço nº 006/2011) expôs tudo o que já foi realizado e as demais fases a serem executadas. A reunião aconteceu na última sexta-feira (15), na Amplanorte e contou com a presença de servidores, secretários e do prefeito.
Antes de iniciarem as explicações da Geomais, o prefeito afirmou: “Devemos conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela empresa para cada um poder utilizá-lo em sua secretaria. A partir das informações detalhadas poderemos atender às demandas diárias e melhor encaminhar os despachos”.
Aplicabilidade
O diretor técnico da Geomais, Rafael Carlos Thiesen, explicou o que é a importância e a aplicabilidade do trabalho que está sendo executado pela empresa. “Nesta primeira etapa, com previsão de término para o mês de abril, já foi feita a cobertura aerofotográfica e está sendo complementada com o levantamento cadastral de campo de todos os imóveis do perímetro urbano”, explicou o diretor.
Segundo a secretaria de obras, este trabalho vai atualizar o cadastro urbano da Prefeitura, sendo que Mafra possui 89km² de área urbana e dará origem a uma base de dados integrada sobre assuntos como levantamento cadastral, implantação de sistema de informações geográficas, elaboração da planta de valores genéricos, dentre outros serviços que visam à modernização da administração e otimização do atendimento ao cidadão. Com a finalização do trabalho, o cidadão poderá consultar via internet os dados (informações geográficas e de planejamento) sobre seu ou qualquer outro imóvel, no próprio site da Prefeitura de Mafra.
Para demonstrar na prática a utilização do sistema, a Geomais usou como exemplo o trabalho realizado na prefeitura de Itapema (SC). Entrando no site e acessando o link Geoprocessamento, através do “Acesso Público”, podem-se consultar dados de imóveis como, por exemplo: localização, área construída, tamanho do lote, quadra, bairro, setor, entre outros.
Já para a administração municipal, este trabalho proporciona modernização administrativa e integração dos setores em um ambiente de processamento de dados de fácil acesso, dinamismo nas atualizações, apoio na prática de políticas públicas para o desenvolvimento, democratização do acesso à informação, gerenciamento do plano diretor e geração da consulta de viabilidade eletrônica na internet, segurança e credibilidade perante a comunidade.
O prefeito Roberto Scholze finalizou a reunião destacando a importância do trabalho. “Estes dados vão servir para todos nós. Esta apresentação foi salutar e oportuna neste momento que buscamos o crescimento do município”, finalizou.