Os estudos relativos ao tráfego no entorno da Praça Hercílio Luz foram elaborados pelo DNIT e um grupo de empresários locais, constituído por representantes dos mais diversos segmentos e sociedade em geral, com o intuito de demonstrar a viabilidade técnica de se promover alterações no sistema viário que efetivamente podem amenizar significativamente os congestionamentos diários verificados na região central do município de Mafra, com consequências também sobre o trânsito de Rio Negro, sem a efetiva necessidade de construção de uma terceira ponte de ligação entre os municípios de Mafra e Rio Negro.
“Num primeiro momento, cabe destacar que os problemas de saturação dos sistemas viários da maioria das cidades deve-se à evolução galopante da frota de veículos, consequência também da melhoria das condições econômicas do país, com agravantes para os grandes centros urbanos”, diz o engenheiro Izaldo Carlos Kondlatsch, da Unidade local do DNIT.
A frota de veículos automotores registrados no DETRAN na última década no município de Mafra passou de 10.654 veículos em 2002 para 29.903 veículos em 2012, numa evolução de 181%. Rio Negro apresentou uma evolução menor no mesmo período, registrando um acréscimo de 54%. Ou seja, circulavam em Mafra em Rio Negro no ano de 2002, 22.853 veículos, enquanto que em 2012 essa frota já era de 48.694 veículos.
“Existem, entretanto, ajustes e alterações que podem ser realizados no sistema viário urbano as quais, se implantadas, se não resolverem o problema na totalidade – o que nos parece quase impossível, visto que a frota de veículos aumenta ano após ano – podem causar um enorme alívio nos congestionamentos e uma maior fluidez no trânsito”, aponta.
Duas propostas são apresentadas
A 1ª Proposta de alteração consiste simplesmente no deslocamento do trânsito da rua Marechal Floriano em direção à rua Felipe Schmidt, Prefeitura e Vila Ivete por sob a Ponte Rodrigo Ajace. Entretanto, essa alternativa requer investimentos significativos na pavimentação e elevação do greide da rua Benemérito Pedro Kuss – exigindo obras de contenção, possibilitando assim o uso, além da rua Getúlio Vargas (única que atualmente possui ligação com a rua Benemérito Pedro Kuss), também das ruas Martin Hau, São João e Travessa Cruzeiro, distribuindo assim o tráfego ao longo da Rua Dr. José Boiteux. Dessa forma, se eliminariam 04 dos 05 intercruzamentos existentes no entorno da Praça Hercílio Luz. Poder-se-ia, nessa situação, direcionar o tráfego oriundo de Rio Negro em direção à Av. Cel. José Severiano Maia diretamente da Ponte Rodrigo Ajace em direção à rua Marechal Floriano, sem a necessidade de contornar a Praça. Contemplaria ainda a possível inversão de sentido da rua Vitorino Bacelar, entre a Prefeitura e o Hotel Emacite.
Assim, dos atuais cinco intercruzamentos existentes, sobraria apenas um.
A 2ª Proposta de Alteração elaborada pelo DNIT, além de comportar parte das alterações mencionadas na proposta anterior, trata da implementação de “Eixões” de tráfego na cidade: a rua Felipe Schmidt e a Av. Frederico Heyse comportariam o fluxo Centro – Alto de Mafra, e a rua Marechal Floriano contemplaria o tráfego no sentido Alto de Mafra – Centro (até a Av. Cel. Severiano Maia). Essa configuração desfaz todos os cruzamentos existentes no entorno da Praça Hercílio Luz, deixando o trânsito da naquela região totalmente desobstruído.
“Cabe ressaltar que essas alterações ocasionariam também a necessidade de reestudo do tráfego em outros pontos críticos da cidade. O estudo não pode ser estanque, vislumbrando uma única região. O tráfego de uma cidade é dinâmico e, para a realização de qualquer alteração, requer estudos técnicos aprofundados, com levantamentos precisos que espelhem, além da quantidade numérica, também a situação de cada fluxo (pesquisas de origem – destino)”, salienta Izaldo Kondlatsch.
Ele enfatiza que há, entretanto, situações fáticas: nenhuma alteração com o intuito de solucionar os congestionamentos daquela região alcançará êxito sem que ocorra o deslocamento do tráfego da rua Marechal Floriano em direção às ruas Felipe Schmidt e Vitorino Bacelar, por sob a Ponte Rodrigo Ajace.
Também, qualquer que seja a proposta de alteração, deverá contemplar o fluxo em duas faixas de tráfego no início da rua Felipe Schmidt até o início da rua Mathias Piechnick (Praça dos Bancos), proibindo assim o estacionamento no lado esquerdo da primeira rua nesse segmento.
Há ainda outras alterações viáveis tecnicamente e interessantes sob o ponto de vista da fluidez do trânsito, como a ligação da Av. Cel. José Severiano Maia à rua Benemérito Pedro Kuss por trás do antigo mercado municipal e o redimensionamento da rotatória em frente à Agência dos Correios. “Boas ideias e sugestões não faltam, caberá à Prefeitura Municipal de Mafra conduzir esse processo de elaboração e compilação de estudos e projetos e desenvolver uma Projeto Executivo de Engenharia que possibilite a alavancagem de recursos para a efetivação dessas modificações.
O DNIT motivou o assunto na última reunião do grupo de empresários, realizada em 07 de fevereiro na UnC porque, sendo o Órgão Federal ligado à área de infraestrutura e gestor dos bens patrimoniais da extinta Rede Ferroviária Federal SA – RFFSA pode contribuir para a solução de alargamento e prolongamento da rua Benemérito Pedro Kuss, desde a Ponte Rodrigo Ajace até após a antiga estação ferroviária de Mafra, onde hoje está instalada a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Mafra. A área necessária à ampliação daquela via urbana é parte da faixa de domínio da extinta RFFSA, tendo o DNIT já iniciado as tratativas junto à Prefeitura Municipal de Mafra e Secretaria de Patrimônio da União – SPU, para a sua transferência ao município.
”As soluções propostas não apresentam a pretensão de serem adotadas como a solução única aos problemas de congestionamento do tráfego na região central, e visam unicamente demonstrar que há soluções possíveis para esse problema que, de maneira ou outra, afeta toda a população”, finaliza o engenheiro.
Alteração de trânsito na Praça Lauro Muller
As alterações no trânsito em Mafra já estão tendo início.
Em nota a Prefeitura de Mafra informou que a partir da próxima segunda-feira, dia 25, haverá alteração no trânsito na Praça Lauro Müller. A rua lateral à praça Lauro Müller, onde há o ponto de táxi, será aberta para o tráfego de veículos que vêm da rua Felipe Schmidt para a Avenida Frederico Heyse.
A alteração visa facilitar o acesso à avenida, sem que o motorista precise passar por dois semáforos. Para o melhor fluxo da via em questão, a parada dos táxis será deslocada para o outro lado da via, à direita. Vale lembrar que o estacionamento continuará exclusivo para táxis.
Outra consequência positiva da mudança será a possibilidade de um maior número de veículos conseguir passar pelo semáforo aberto em direção ao Alto de Mafra, Vila Nova e Restinga, melhorando a trafegabilidade na Praça.
Pessoal ,tem pessoas que nem aguá tem para beber a exem,nordeste e pouco reclamam ,agora ficarmos reclamando de uma rua esburacada ,filas no transito ,pensem que existem cidades e lugares e pessoas piores que nos.
O VAI FICA UMA MERDA PQ NAO FAZE M A 3° PONTE ACABO PROBLEMA;
Em 2007 a VIA 11 ENGENHARIA DE SEGURANÇA VIÁRIA LTDA, assinaram um contrato de nº 06/2007, junto a Prefeitura MAFRA, para elaborar um SERVIÇO TECNICO EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO, que fez estudos em toda a area central e bairros de Mafra, seria interessante faz pesquisa neste material que poderia ajudar na alteração e readequação do trafego de nossa cidade.
Amigo M J P , essa empresa fez um trabalho imcompetente , totalmente alheio a realidade de mafra.
a gente fica preza nas filas e as motos passam e somem na frente acho que voucomprar uma biz pra mim
Aguardem segunda feira as coisas vão mudar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
SO FAÇO UMA PERGUNTA VOCÊ DARIA SEU PAGAMENTO PARA ALGUEM SEM ESTUDO SEM EXPERIENCIA ADMINISTRAR CERTEZA QUE NÃO MAS MAFRA ENTREGOU A CIDADE AGORA É TARDE FUJA QUEM PUDER E CHORE QUEM FICAR LA FILA DO SUS QUE NÃO VÃO ANDAR E NA VILA IVETE CEMITERIO VÃO PARAR.
A questão é simples, utilizem transporte coletivo e parem de desfilar com carros novos, no sinaleiro por favor acelerem e engatem no minimo a segunda marcha para fluir o transito normal, é pra acaba com as páia boa.
Se o assunto é a melhoria do transito em Mafra cabe lembar das promessas feitas pelo atual prefeito, e que, ao meu ver, não estão sendo cumpridas.
– Implantar ciclofaixas e ciclovias, principalmente nas vias de acesso às indústrias, permitindo com isso
mais segurança aos trabalhadores que utilizam esse meio de transporte diariamente;
– Aprimorar e intensificar os serviços de manutenção e implantar sinalização viária horizontal, vertical e
semafórica;
– Emplacar a luta pela viabilização da terceira ponte ligando o centro das duas cidades;
– Buscar junto ao Governo Federal a viabilização das obras nos trevo da intersecção entre a BR-116 e
BR-280, tanto no acesso a Canoinhas quanto no trevo da Avenida Presidente Nereu Ramos;
– Implantação de um programa específico para ampliação da malha asfáltica nas ruas dos bairros da
cidade;
Entre outras ações prometidas…
A cidade toda é um buraco só. Bom mesmo só para trilheiros.
e viva a cultura do automóvel, afinal todos temos carnês com dezenas de folhas pra pagar. reclama-se muito mais de um buraco na rua do que sobre as falhas na saúde e educação. afinal, o onosso querido carro zero é mais importante que a saúde e educação de nossa familia.
Se vc tem carne eu não tenho esse problema, kkkkkkkkkkkkkkkkkk
nao gosta de mafra, entao faza dai, seu inutil
lixo de cidade, melhorar trafego sendo que nem da pra andar direito devido a tantos buracos pagar IPVA IPTU tudo é cobrado e na hora de arrumar esses lixo de ruas nada.. até a rua da restinga q interliga com o sao lourenco o asfalto esta em otimo estado será que é so pq o pai do prefeito mora lá, até parece que o centro virou area rural… nunca vi cidade onde o morador tenque pagar o asfalto em frente a sua casa eo IPTU serve pra que pagar dividas da prefeitura que foi e é mal administrada… vergonheira ja que ninguem resolve nada nessa MERFRA o geito é denunciar no CQC quero ver neguinho se virando para explicar..
Outra coisa que me envergonha é o seu português, se não gosta daqui se manda, e para de reclamar.
Primeiro é melhor tapar os buracos de todas as ruas, principalmente no contorno da prefeitura…é uma VERGONHA… se ali está assim imagine o resto! e depois mete ficha nessas mudanças por que é urgeeenteeee!!!!!!
E por sermos mafrenses e gostarmos de mefra que estamos indignados com essa situacao.A questao nao e ir embora de mafra e sim torcer que mafra melhore. E o que notamos que mais uma vez fomos enganados na escolha do administrador publico.Acreditavamos que ele iria mudar , mais ja demonstrou total inccompetencia , estar totalmente influenciado pelo seu pai,e que nao tem maturidade para ser um lider politico.
MELHOREM O TRANSITO E AS RUAS TBM, ESSE PREFEITO ENTROU E ATE AGORA NDAAA DE ARRUMAR AS RUAAS, QUE MERDA MESMOOO
o jeito e fazer rodizio de placas igual em sao paulo . e os buracos em volta da prefeitura tao fazendo tapa buraco com caco de tijolo agora ta começando a melhorar agora
Só tomara que estes empresários locais que só olham para o próprio umbigo e reclamam de tudo não emperrem mudanças.
As sugestões são boa mas o pulso tem que ser firme.
e os onibus podiam subir ao lado da praça . ao inves deles virem por onde estao vindo hje.no caso mudasse aquele ponto de taxi .colocando esse ponto na frente da praça. eo onibus subia ali onde hje eo ponto de taxi. o onibus que faz faxinal vila nova eo sao lourenço podia subir por ali.
Ótimas ideias mas tb não seria interessante estimular a circulação de bicicletas com ciclovias, não vi isso em nenhuma das propostas e tb melhorar o sistema de lotação abrangendo mais pontos e tirando das principais ruas estes ônibus.
É só mudar o sentido da rua Filipe Schmidt fazendo ela descer,mantendo o semafaro no Bradesco e tirando aquele portal,deixando o sentido livre a esquerda quem vem contornando a praça,os carros que vem de Rio Negrosentido alto de Mafra seguem contornando a prefeitura seguindo a Frederica Haysse ou pela Marechal Floriano,na severiano maia segueria pela Marechal Floriano sentido alto de Mafra e os que vão vila Ivete passam por debaixo da ponte Rodrigo Ajase. Assim o transito ficaria mais desafogado pois o centro seria usado só quem iria efetuar compras ou ir aos bancos. E para o alto de Mafra faria com que a Av.Nereu Ramos,ficaria obrigatorio entrar a direita em frente a Herkon para sentido praça Lauro Miller e obrigatorio a esquerda para pegar a Ten.Ari Rauen e faria com que a rua dos taxistas daria mão da Felipe Schmidt para a Frederica Haysse. Assim desafogaria o transito naquele local.
Implantar o mais rápido possível estas mudanças é um desafio a ser vencido!! Parabéns aos idealizadores!!
em curtos passos, mas estamos caminhando. Não podemos desistir.
Muito bom! To gostando de ver!