Drenagem de rio é solicitada ao prefeito de Rio Negro

Publicado por Gazeta de Riomafra - 19/04/2013 - 00h00

Foi apresentada na reunião da Câmara de Vereadores de Rio Negro nessa semana, indicação para que o Executivo Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promova parecer técnico e a consequente drenagem do rio que percorre a localidade de Ovelhas e região com destino a Rio Negro, haja vista o acúmulo de materiais não degradáveis que estão obstruindo o escoamento do mesmo, gerando desta forma alagamentos das propriedades, interrupção das vias de tráfego, impossibilitando o escoamento de matéria prima e prejudicando o transporte de funcionários e escolar, de certa forma isolando os moradores daquele local.

“Assim por vezes, os prejuízos gerados aos atingidos não podem ser mensurados em números somente, pois atingem diretamente a qualidade de vida e de direitos dos munícipes”, afirma o vereador Landivo Geraldo de Oliveira, ao citar também a importância de um serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais e rurais que torna-se mais clara para a população das cidades na medida em que se acumulam os efeitos negativos das chuvas, tais como alagamentos, inundações, deslizamentos e perda de rios e lagos. “Não se deve esquecer que grande parte dos efeitos prejudicais das chuvas deve-se à ação do homem. A ocupação desordenada de áreas urbanas e rurais e a consequente cobertura de grandes áreas, tornando-as impermeáveis, ocasionam redução de infiltração das chuvas no solo”, cita o edil.

Landivo ainda fala que a lavagem de maquinários agrícolas – utilitários de agentes poluentes, acarreta aumento de carga de contaminantes em rios e lagos, além de facilitar a veiculação de doenças como leptospirose e dengue, entre outras. “No Brasil 65% das instalações hospitalares têm origem em doenças de veiculação hídrica”, afirma, destacando que a cobertura do solo também provoca erosão, reduzindo sua qualidade e tornando-os mais pobres, ‘até mesmo impróprios para a agricultura’.

Finalmente Landivo justifica seu pleito declarando que a obstrução de canais e galerias por lixo também degradam o ambiente urbano e rural, além de provocar alagamentos, ocasionando prejuízos materiais e humanos, inclusive mortes.

Segundo ele um adequado sistema de drenagem, portanto, proporciona uma série de benefícios, tais como redução de gastos com manutenção de vias públicas; valorização das propriedades existentes na área beneficiada; redução de danos às propriedades e do risco de perdas humanas; escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das chuvas; eliminação da presença de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças; redução de impactos da chuva ao meio ambiente, como erosões e poluição de rios e lagos; redução da incidência de doenças de veiculação hídrica e condições razoáveis de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas e rurais, por ocasião de

chuvas frequentes e/ou intensas.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.