Programa Parlamento Jovem Catarinense chega a Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 13/11/2013 - 22h30

Cinco alunos da Escola Estadual Barão de Antonina participaram na tarde de ontem, no Plenário da Câmara de Vereadores, de um treinamento realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O Barão de Antonina de Mafra foi escolhido em sessão plenária da Assembleia Legislativa, após ter sido inscrito no Programa Parlamento Jovem Catarinense. São oito Unidades Escolares participantes, por edição.

Entenda o Programa

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina instituiu em 2005 o Programa Parlamento Jovem Catarinense, que visa possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas, momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia, participação e, a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa.

O processo tem início na escola com palestras, debates, eleição dos estudantes representantes, elaboração de proposições, de acordo com o tema e as necessidades do município e região. Este trabalho poderá ser desenvolvido em parceria com outros órgãos e instituições.

Durante o período da Legislatura prevista para os 40 deputados estudantes, que tem a duração de três dias, os participantes têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos parlamentares Catarinenses no desempenho de suas funções.

Próxima fase

Dentre 40 alunos escolhidos em Santa Catarina, cinco são de Mafra, e após passarem pelo treinamento realizado na Câmara de Vereadores, com orientação de seus professores, estes alunos irão elaborar projetos de leis.

Após a elaboração dos projetos de leis, os alunos irão defendê-los em sessão plenária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Serão três dias consecutivos em Florianópolis onde os alunos participarão de momentos de integração com outros participantes, palestras, visitas pelas dependências da Alesc.

Os estudantes também participarão de sessão ordinária, onde as oito escolas escolhidas serão apresentadas, os deputados estudantes tomarão posse, serão formadas chapas e registro de candidaturas à mesa e à presidência das comissões.

Serão distribuídas as proposições encaminhadas pelas escolas, realizada a eleição da mesa, instalação das comissões, eleição do presidente e vice, líder e vice-líder das comissões e distribuição da relatoria dos projetos legislativos no exercício de suas atribuições constitucionais, ou sobre matéria em tramitação na casa.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.