Na madrugada de quinta-feira, pouco antes das 6h, máquinas da Prefeitura já estavam trabalhando retirando obstáculos que existiam na rua XV de Novembro frente ao banco Itaú e o canteiro defronte a praça Max Wolf (Correio). Tais medidas são inicio de algumas alterações que ocorrerão no trânsito do centro da cidade, visando melhorar o fluxo de veÃculos que por ali trafegam. Além da retirada desses obstáculos, serão também eliminados os estacionamentos oblÃquos (quando o veÃculo fica com sua frente para a calçada) das ruas 7 de Setembro e XV de Novembro e inclusão de vagas para motocicletas, idosos e portadores de necessidades especiais. As alterações decorreram de estudos realizados por engenheiros da Secretaria de Trânsito de Curitiba, do CREA-PR, bem como de engenheiros da Associação de Engenheiros de Riomafra, engenheiros e técnicos das Prefeituras de Rio Negro e Mafra, em encontros realizados anteriormente, porém com pouca participação da população.
Acredita-se que as mudanças deverão melhorar o fluxo de veÃculos principalmente para os usuários que vem de Mafra em direção à Rio Negro tendo agora a ponte dr. Diniz (metálica) como uma boa opção de acesso. Também aqueles que preferirem vir para Rio Negro pela ponte Rodrigo Ajace terão o acesso facilitado com a liberação de obstáculos na rua 7 de Setembro e na rua XV de Novembro, tendo em vista que os veÃculos estacionados obliquamente para poderem sair da vaga davam a marcha ré interrompendo praticamente o fluxo de veÃculos das referidas vias, o que não ocorrerá mais com o estacionamento em paralelo com a calçada.
Segundo o prefeito rio-negrense, as pequenas modificações foram feitas de forma bastante planejada ouvindo pessoas especialistas em trânsito, inclusive da capital, mas sempre se balizando na opinião dos engenheiros e moradores locais que são os que vivem o dia-a-dia de nosso trânsito. “Foram sugeridas mudanças a curto, médio, e longo prazo, e neste primeiro momento estamos realizando apenas algumas sugestões que deveriam ser implementadas de imediato. As demais serão adotadas quando se mostrarem necessáriasâ€, disse o prefeito rionegrense.
Ótimas mudanças, passados dez dias e o trânsito em Rio Negro melhorou 200%, com a ponte metálica sendo usada por vários veÃculos, como nãqo ocorria desde que foi fechado na frente do Itaú pelo ex-prefeito Alceu. Parabéns a todos.
A prioridade da via deve ser para a CIRCULAÇÃO, e não para estacionamento.
Estacionamento hoje em dia é problema de cada um, não precisa ter estacionamento em local público. Tenta estacionar de graça em cidades só um pouco maiores do que Mafra, São Bento por exemplo..
Sugestão: Acabar com o estacionamento desde o Itaú até a praça Coronel Buarque, aà sim o trânsito vai fluir. Sem isso, qualquer mudança será efeito inóquo ou vai piorar o que já é ruim.
Apoiado!Prioridade de via é para a circulação de todos e não para estacionamento de veÃculos de funcionários do comércio.Eu mesmo, quando vou as compras ou preciso fazer algo no comércio, deixo o carro bem distante e vou a pé. ECONOMIZA COMBUSTÃVEL, ESTRESSE NO TRÂNSITO E MELHORA A CIRCULAÇÃO DE TODOS.
A mudança do estacionamento “oblÃquo” para rente as calçadas ira diminuir as vagas de estacionamento que já eram poucas, e mesmo com estacionamentos nos dois lados da rua, que são estreitas ira trazer mais filas.
Agora estão fazendo estacionamento dos dois lados da via.
Não vai dar certo.
Pra estacionar tem que dar ré, e vão se formar mais filas ainda, pois no sistema antigo havia espaço pra desviar quando outro carro dava ré, agora com este sistema não tem mais espaço. Cada vez que alguém for estacionar, de qualquer um dos lados, vai parar tudo, e ainda tem a questão dos ônibus, como foi colocado anteriormente.
Deram um passo à frente fazendo a mudança na esquina do Itaú, e deram dois passos para trás abrindo estacionamento 90º logo a frente, afinal agora vai afunilar o trânsito e ficar PIOR do que estava antes. Se for para ficar fazendo esse tipo de trabalho, até eu posso ser engenheiro de trânsito. Garanto uma solução melhor.
Rio Negro precisa de canaleta somente pra onibus no centro igual a curitiba
Sem necessidade. Com exceção daquela fila que se forma na ponte, Rio Negro nem trânsito tem para justificar uma canaleta.
Depois da mudança está claro que o ponto de Ônibus em frente ao Santander tem que sair dali.
Chegam a encostar três Ônibus ao mesmo tempo, trancando a pista de quem vem das duas pontes, pois os Õnibus vêm da ponte nova e precisam ir para o ponto que fica na outra pista.
Alô srs. estudiosos do trânsito !!! Ninguém pensou nisso ?
o negócio é mudar o ponto para mais a frente, até pq fica difÃcil modificar o ponto para o outro lado da rua, considerando que a porta do ônibus fica do lado direito.
Idéia grátis para os “engenheiros de trânsito” de Rio Negro:
Acabar com o estacionamento na rua lateral do Banco Santander (em frente ao correio) e colocar o ponto de Ônibus ali.
Os Ônibus passam em frente ao Itaú, dão a volta por trás dos correios e pegam os passageiros ali.
Fica até mais confortável para os passageiros.
é uma boa ideia mesmo.
É só mudar o ponto!
Sim sim, trabalho bem aqui no centro e já dá pra ver o resultado das tão estudadas mudanças: Filas que antes não existiam.
Parabéns aos engenheiros de tráffego, inclusive de Curitiba !!!
Ê lelê……
ótima mudança. Com toda certeza essa mudança que há tempos a população aguardava irá agilizar o trânsito rionegrense.