Servidores municipais participam de curso sobre “excelência profissionalâ€

Publicado por Assessoria - 08/02/2011 - 19h25

Atendimento de qualidade, relações humanas e ética foram os principais assuntos abordados

Na última sexta-feira, 04, a convite do Prefeito de Mafra, Jango Herbst, cerca de 1100 servidores municipais participaram do curso “Excelência Profissionalâ€, com Claudino Kosteski, escritor, professor e conferencista atuante em todo Brasil. Com o tema “Atendimento de qualidade no serviço público†a palestra abordou assuntos como comportamento, relações interpessoais, linguagem corporal e ética.

Para o Prefeito, este encontro serviu como um momento de reflexão para todos e principalmente para proporcionar ao usuário do serviço público atendimento de qualidade. “Somos a grande força motriz, não só de Mafra, mas de todo Planalto Norte Catarinense. Vamos continuar investindo no município, muito mais este anoâ€, enfatizou o Prefeito. Ele também falou sobre a Escola Técnica, que contará com três mil vagas para alunos de toda região. Além de outras realizações como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim América, asfaltamento de ruas e construção de galerias pluviais. Jango finalizou dizendo que “a Prefeitura tem hoje uma saúde financeira invejável, graças à capacidade dos funcionáriosâ€.

Atendimento de qualidade

O palestrante Claudino Kosteski iniciou com o tema atendimento de qualidade no serviço público, abordando aspectos positivos e negativos deste assunto, prosseguiu falando sobre sucesso pessoal e profissional, sempre interagindo com sua platéia. Todos os servidores receberam uma cartilha sobre o tema, que na ocasião foi lida pelos participantes. Para o professor Claudino, em uma Prefeitura, atender bem o munícipe é o fator fundamental para a aprovação da população. “Atender com cortesia e alegria, ser gentil, e ouvir que a pessoa tem a dizer, são itens básicos para um bom relacionamento com a populaçãoâ€, ressaltou o professor. Ele também completou que “o maior patrimônio de uma Prefeitura são os seus funcionáriosâ€.

Sucesso

De acordo com Claudino Kosteski, não há segredos para o sucesso, mas há formas de conquistá-lo. “A pessoa deve ter sempre objetivos em sua vida, agir com entusiasmo e ter fé. Buscar sempre o conhecimento e o aperfeiçoamento. Lembrar de ter pensamento positivo, amor ao trabalho e comunicar-se corretamenteâ€, comentou.

Atitudes vencedoras

Segundo o palestrante, respeitar e valorizar o cidadão são atitudes que todo o servidor deve ter. Além destes quesitos, ter atitudes vencedoras diariamente é fator determinante para um bom relacionamento e um bom dia de trabalho. “Dar bom dia ao amanhecer, não reclamar e cercar-se de pessoas boas fazem a diferença no seu cotidianoâ€, comentou Claudino. Dentre outras atitudes, a valorização e o cuidado pessoal, além do cultivo da alegria e da fé, também são boas maneiras de começar o dia.

Ética

Na segunda parte do curso, foi abordado o assunto ética. Os Secretários Municipais leram para os participantes o “Código de Ética da Prefeitura Municipal de Mafraâ€, o qual é pautado por princípios e normas de conduta. De acordo com o código, “a equipe da Prefeitura Municipal de Mafra-SC deve agir sempre com os mais elevados princípios de respeito ao ser humano, promovendo o bem-estar comum e o respeito às diferenças individuaisâ€. Ao final da palestra o professor Claudino Kosteski enfatizou a importância da Administração Municipal realizar capacitações para os servidores públicos. “Quem não se aperfeiçoa pessoal e profissionalmente vai ser deixado para traz pela concorrência. Portanto, dê sempre o melhor de siâ€, declarou o palestrante. Ele lembrou ainda dos “valores permanentes†como perseverança, paciência, respeito e perdão que deve haver no convívio diário, seja na família ou no ambiente de trabalho.

Palavra de servidor

Sueli M. Kuss, chefe de divisão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, relatou que gosta de assistir a palestras motivacionais, pois renova sempre seus conhecimentos. “Sempre pratico o que aprendo nos cursos e palestras e esse momento de descontração e treinamento é muito importante para os servidores. A Prefeitura deveria proporcionar mais vezes cursos como este ao funcionário públicoâ€, explicou Sueli.

Para Cassiano José Correa (engenheiro civil) e Gutemberg Pereira dos Santos (diretor de obras), da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, disseram que a palestra foi produtiva. “Foi esclarecedora na abordagem sobre como tratar as pessoas e relações interpessoaisâ€, comentou Cassiano. O seu colega de trabalho Gutemberg disse que o que aprendeu é importante para passar aos munícipes. “Esse treinamento dá mais eficácia ao nosso cotidiano de convivência com os colegas e cidadãosâ€.

Outro servidor que também saiu satisfeito do curso foi o diretor de Tecnologia da Informação (TI), Filipe Conde Bicca. Ele comentou que no início estava ansioso pela palestra e que se surpreendeu com a qualidade do palestrante. “Claudino expôs os problemas que todos nós, servidores públicos, sabemos que existe, bem como as soluções para amenizar estas situações, com foco principalmente no atendimento ao cidadãoâ€, conclui Filipe.

Mensagem final

“Uma vida de verdade tem sonhos, realizações e deixa uma história a ser imitadaâ€.

Claudino Kosteski

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. risolete alves dos santos

    gostaria de saber se os funcionarios foram convidados para este curso e se foram por que é que eu fiquei de fora.
    agradecida

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.