Hoje se comemora os 86 anos da lenda viva Chuck Berry: importĂąncia incalculĂĄvel para o Rock and Roll.

Publicado por Cris Fagundes - 18/10/2012 - 16h42

Boa tarde galera, hoje é um dia muito especial, a exatamente 86 anos nascia uma das figuras mais importantes e influentes para Rock and Roll ao longo dos anos e geraçÔes,  eu estou falando de Charles Edward Anderson Berry, simplesmente Chuck Berry, hoje o nosso texto é mostrando a importùncia e influencia do mesmo para o Rock and Roll, sem mais delongas, vamos aos trabalhos.

Chuck Berry.

 “Sem ele, simplesmente não existiriam Beatles, Rolling Stones, Beach Boys, Bob Dylan ou milhares de outros”.

É com tal contundĂȘncia que o All Music, hĂĄ mais de uma dĂ©cada o mais completo site sobre mĂșsica existente, define Chuck Berry, que completa hoje 86 anos.

Embora nĂŁo seja o Ășnico remanescente vivo entre os precursores do rock and roll – Little Richard, e Jerry Lee Lewis, seguem conosco – Berry, nascido em Saint Louis, Missouri, Ă© nĂŁo sĂł o mais velho, mas tambĂ©m o mais importante deles.

Como medir, objetivamente, a importĂąncia de um mĂșsico na histĂłria? Eis uma tarefa ingrata.

A qualidade musical Ă© algo subjetivo, e dificilmente hĂĄ consenso quando se trata de quem Ă© o melhor mĂșsico de todos os tempos. Esta avaliação Ă© vaga atĂ© mesmo quando feitas por instrumentistas competentes, jĂĄ que mesmo quando se avalia tecnicamente muitos aspectos subjetivos entram em conta.

PorĂ©m, quando se toma em consideração a influencia de algum mĂșsico, essa avaliação pode ser mais objetiva. Considerado por muitos como a maior lenda viva do Rock ‘n’ Roll – vamos analisar a importĂąncia dele para a mĂșsica do sĂ©culo XX.

Quando pensamos em Rock, nos vĂȘm de imediato Ă  cabeça nomes como Elvis Presley nos anos 1950, The Beatles e Rolling Stones nos 60, Led Zeppelin e Deep Purple nos 70. E o que todos esses artistas tĂȘm em comum: todos sĂŁo declaradamente influenciados por Chuck Berry.

Isso fica ainda mais claro quando pesquisamos que todos esses artistas, em algum momento da carreira, regravaram mĂșsicas de Berry.

Elvis apareceu como o artista que deveria tirar o Rock dos becos e levĂĄ-lo ao pĂșblico branco em geral. Antes de Elvis, o Rock era encarado como uma mĂșsica essencialmente negra. Presley começou a aparecer tocando versĂ”es de mĂșsicos negros como Little Richards, Fat Domino e, obviamente, Chuck Berry. Apesar de nĂŁo ter gravado nenhuma versĂŁo de Berry nos seus primeiros discos, era comum que o “Rei do Rock” executasse cançÔes como “Brown Eyed Handsome Man” e “Johnny B. Goode”. JĂĄ no final de carreira, no “Aloha From Hawaii”, Elvis transmitiu o maior clĂĄssico de Berry para todo o mundo, atravĂ©s da primeira transmissĂŁo via satĂ©lite da histĂłria. Outros astros do “rock branco” dos anos 50 tambĂ©m regravaram cançÔes de Berry, como Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Roy Orbinson.

Em “Aloha From Hawaii” (1973) - Elvis regravou “Johnny B. Goode”

 Os anos 60 foram marcados pela “invasĂŁo britĂąnica” no Rock. Mas as influĂȘncias dos ingleses vinham de “alĂ©m-mar”, mas especificamente de St. Louis. Bandas como The Animals, The Kinks, The Yardbirds, The Beatles e The Rolling Stones gravaram cançÔes de Berry em seus discos. Essa influencia fez com que o mĂșsico americano lançasse, em 1964, um disco chamado “St. Louis to Liverpool”, em alusĂŁo ao sucesso de suas composiçÔes no velho continente.

Os Beatles eram os britĂąnicos que mais colocaram Chuck Berry no pedestal dos Ă­cones do Rock. AlĂ©m de gravarem “Roll Over Beethoven” e “Rock and Roll Music” logo nos seus primeiros discos, mĂșsicas como “Carol”, “I’m Talking About You”, “Little Quennie”, “Memphis, Tennessee” e “Sweet Little Sixteen” apareciam com muita freqĂŒĂȘncia nas apresentaçÔes ao vivo da banda, e sĂŁo facilmente encontradas nas compilaçÔes de raridades do quarteto de Liverpool.

Em With the Beatles (1963), hĂĄ
Uma versão para “Roll Over Beethoven”

Mesmo com o fim da banda, em 1970, Lennon e McCartney continuaram demonstrando sua admiração por Berry. Em seu penĂșltimo disco, “Rock ‘n’ Roll”, de 1975, John fez uma homenagem aos seus Ă­dolos e adivinha qual foi o Ășnico compositor que teve duas cançÔes regravadas? Acertou, Chuck Berry! Ele fez versĂ”es de “You Can’t Catch Me” e “Sweet Little Sixteen”.

Paul fez o mesmo que John, em 1999, no ĂĄlbum “Run Devil Run”, que continha algumas composiçÔes do ex-Beatles inspiradas no Rock dos anos 50, alĂ©m de um punhado de covers da Ă©poca, dentre elas “Brown Eyed Handsome Man”, de Berry. Nesse disco, McCartney teve a ajuda de grandes admiradores de Berry: David Gilmour (Pink Floyd) e Ian Paice (Deep Purple).

Outra grande banda da invasĂŁo britĂąnica, os Stones, tambĂ©m executavam cançÔes de Berry em suas apresentaçÔes, tais quais “Around Around”, “Down The Road Apiece” (lançada no disco “No. 2”, de 1965), “Let It Rock”, “Carol” e “Little Quennie”, essas duas Ășltimas ficaram registradas em um dos mais memorĂĄveis discos ao vivo da histĂłria, o “Get Yer Ya-Ya’s Out”, de 1970.

Para encerrar as bandas dos anos 60, não podemos esquecer do Yardbirds, banda que contou com guitarristas como Eric Clapton, Jimmy Page e Jeff Beck. Em seu primeiro disco, ainda com Clapton nas guitarras, eles regravaram “Too Much Monkey Business”. Quando Clapton e Beck, já faziam parte do passado, Page idealizava o “New Yardbirds”, que com a entrada de Robert Plant e John Bonham, acabaria virando o Led Zeppelin.

“Too Much Monkey Business”, de Berry, Ă© a mĂșsica que abre “Five Live Yardbirds” (1964)

Se vocĂȘ acha que Zeppelin nĂŁo tinha muito a ver com Chuck Berry, estĂĄ muito enganado. Nas sessĂ”es das gravaçÔes dos primeiros discos do Led, a banda registrou algumas versĂ”es de cançÔes de Berry, como: “Around Around”, “Reelin’ and Rockin’” e “Shools Days”. Essas versĂ”es podem ser encontradas na compilação de raridades da banda, lançada como bootleg, chamada “Cabala”, especificamente no volume 6.

Em fins dos anos 60 e começo dos 70, além do Zep, algumas outras bandas regravaram Chuck Berry como Mountain, Ten Years After, The Doors, e o grande Jimi Hendrix, que não poupava elogios ao seu conterrùneo precursor do Rock. Até mesmo bandas como o MC5, consideradas ovelhas-negras do rock da época, gravaram Berry (MC5 é considerado, junto com os Stooges, precursores do punk).

Outra combinação que nĂŁo tĂŁo evidente do som de Chuck Berry com o som feito nos anos 70 (mais especificamente o hard rock de meados da dĂ©cada) Ă© o AC/DC. Talvez um ouvinte mais desapercebido nĂŁo encontre ligação entre o som desses artistas, mas sĂł a atitude do principal guitarrista dessa banda nos remete a presença de palco de Berry. As dancinhas feitas por Angus Young sĂŁo declaradamente inspiradas no “Duck Walk” de Chuck, mas as influĂȘncias nĂŁo ficam sĂł nisso. No primeiro disco do AC/DC (lançado na AustrĂĄlia, em 1975, como “TNT”), hĂĄ uma mĂșsica de Berry, que os mais desavisados nem perceberiam que se trata de um cover. Estou falando de “School Days”, que Ă© impressionantemente parecida com o estilo de mĂșsicas feito pela banda durante todos esses anos. “School Days” poderia ter sido creditada a Young se jĂĄ nĂŁo fosse um grande sucesso de Berry. O mĂ©rito de Young foi colocar distorção nos riffs de Berry e seguir essa linha durante toda a sua carreira.

O AC/DC Ă© a prova da importĂąncia de Chuck Berry para a histĂłria do Rock ‘n’ Roll. De Elvis a MC5, passando por Beatles e Led Zeppelin, todos tĂȘm um quĂȘ de Berry em seu som.

Charles Edward Anderson Berry definiu detalhes fundamentais do gĂȘnero, da batida Ă  maneira de introduzir as cançÔes com a guitarra, e tambĂ©m compĂŽs seus maiores hinos. Entre os quais, “Johnny Be Goode”, “Carol”, “Rock & Roll Music” e “Roll Over Beethoven”.

E, levando-se em conta sua vida de excessos – tĂŁo atrelada Ă  marca rock and roll como seus solos de guitarra ou sua duck walk, ou “dança do pato” -, atĂ© o prĂłprio Chuck Berry deve estar surpreso com a prĂłpria longevidade, que o permite, apĂłs seis dĂ©cadas de estrada, manter-se na ativa.

Nem o fato de ter passado mal durante concerto ocorrido em Chicago na virada de 2010 para 2011 o intimidaram.

Sendo Berry um dos artistas da histĂłria, mais regravados, lembrado, servindo de influĂȘncia e base para muitos, Ă© considerado para muitos: O verdadeiro Pai do Rock: Chuck Berry.

Bem, por hoje Ă© isso galera, abaixo segue alguns vĂ­deos dessa lenda viva e muito importante do Rock, chamado Chuck Berry:

Chuck Berry – Roll Over Beethoven (TV francesa em 1959).

http://www.youtube.com/watch?v=gsp4VCbVvn4

Chuck Berry & Keith Richards – Carol.

Chuck Berry – Memphis Tennessee .

Chuck Berry – Johnny B Goode.

Chuck Berry – Rock & Roll Music.

Tenham todos uma ótima tarde, forte abraço e até a próxima.

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01 comentário publicado
  1. jose antonio

    boa noite; hoje dia 21/05/2016 as 21: 29 . estou tendo o prazer de assistir os videos e ler os comentĂĄrios sobre chuck berry muitissimo bom saber essas coisas de uma lenda viva do rock end roll; parabens de coração, tenho 56 e fico muito grĂĄto por sua publicação,gosto de todas as coisas que ven lĂĄ da raiz, tanto essas mĂșsicas como tambem, a mĂșsica sertaneja de raiz. continue assim alegrando a gente DEUS ABENÇOE A TODOS.

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