Quem já passou pela fase da adolescência sabe o quanto a acne incomoda; sabe o quanto é odiável se olhar no espelho e constatar que aquela bolinha vermelha está bem ali, na bochecha ou no nariz, bem visível e não tem maquiagem que a esconda, ao contrário, quanto mais tenta disfarçar, mais aparece. E quando a acne aparece na fase adulta? Pior ainda. O jeito é detectar as causas e buscar tratamento adequado.
Considerado um dos problemas dermatológicos mais comuns entre os brasileiros, existem vários fatores que podem levar ao aparecimento da acne na fase adulta, como desequilíbrios hormonais, estresse, tendência hereditária e ainda o uso de alguns medicamentos.
No caso da acne na adolescência, um dos equívocos comuns é pensar que por ser algo “natural da idade” não precisa tratamento, uma vez que passado a fase, as acnes desaparecerão. É verdade que a tendência é essa mesmo, mas a acne deve ser combatida a fim de minimizar os seus efeitos. Além de interferir na autoestima, dependendo do grau, a acne pode deixar marcas na pele que ficarão para a vida toda.
O primeiro passo é manter a pele sempre limpa e usar produtos adequados. E vamos combinar que opções é que não faltam.
É imprescindível buscar a orientação do dermatologista na escolha do melhor tratamento, sendo que a limpeza de pele não está descartada e é aí que entram os profissionais das clínicas de estética.
Os procedimentos estéticos são indicados para a acne graus 1 e 2, ou seja, a pele apresenta cravos pretos e brancos, algumas espinhas que não são muito inflamadas. Já os casos de acnes 3 e 4, quando a pele tem muitas espinhas, elas são inchadas, inflamadas e doloridas, os procedimentos são diferentes e precisam de acompanhamento do dermatologista. Estas dicas valem tanto para adolescentes como para adultos.
Muito comuns são os produtos específicos para o tratamento da acne que podem ser usados em casa. Geralmente, tais linhas de tratamento são compostas de sabonetes. Uma das opções é o gel equilibrante Acne Solution (Adcos) que proporciona limpeza profunda, equilibra a oleosidade, não resseca e ainda tem ácido lactobiônico e zinco em sua formulação. Outra dica, a linha de limpeza facial e corporal com ácido salicílico, outro poderoso aliado nessa guerra, da linha Clear Skin (Avon), que inclui também base hidratante com FPS 15. E tem ainda os produtos antiacne da Natura Faces. Estas são apenas algumas dicas, existe ainda outros bons produtos no mercado, basta dar uma paradinha nas lojas de cosméticos e ler os rótulos. Vale o conselho de sempre, cuidado com marcas desconhecidas que prometem muitos “milagres” e não compre produtos com fórmulas “caseiras” ou anunciadas como importadas, muito comuns no comércio informal. As gestantes não devem usar nada que não tenha passado pelo crivo do seu ginecologista.
Uma verdadeira tacada de mestre é a loção secativa; reduz a oleosidade e promove efeito mate duradouro. A loção secativa tonalizante FPS 15 (Adcos) pode ser usada no rosto todo e além de disfarçar as espinhas ainda protege contra os raios do sol. Os homens também podem usar porque é encontrada também na versão incolor. A marca ainda oferece produtos antiacne de uso noturno, ou seja, promete combater a acne enquanto você dorme.
Sofre também quem tem espinhas no corpo como, por exemplo, nas costas. Valem as mesmas dicas, ou seja, usar sabonetes específicos, de preferência que não tenham óleo em sua fórmula, como o Blemish Clearing (Avon), que oferece sabonete e spray antiacne, formulados à base de ácido salicílico.
E ainda existem os maravilhosos bastõezinhos corretivos que podem ser usados tanto pelas mulheres como pelos homens, em qualquer idade. Devem ser aplicados diretamente (e somente) sobre a acne, disfarçam a lesão e ainda têm efeito secativo sobre ela. Podem ser facilmente levados na bolsa e usados várias vezes ao dia.
E no caso das espinhas, também vale a velha e boa orientação de que a alimentação deve ser a mais natural possível, não comer alimentos gordurosos e frituras, ingerir bastante fruta e verdura, trocar o refrigerante por suco natural e não se esquecer da água. Beber água em abundância faz a “engrenagem” do organismo funcionar melhor, turbina os rins e o intestino. O reflexo do organismo equilibrado certamente será na pele do corpo inteiro.
E, por último e bem importante: livre-se da tentação de espremer espinhas e cravos.