Há quem diga que as tranças são “coisas do tempo da avó”, acessórios de fantasia de festa junina ou de trajes folclóricos de algumas culturas, como a germânica, por exemplo.
A trança também faz parte do imaginário infantil. Qual teria sido o destino de Rapunzel se a heroína não tivesse as enormes tranças que lhe trouxeram o Príncipe Encantado!
No entanto aquelas que são antenadas com as tendências da moda sabem que as tranças sempre foram atuais. Talvez o que tenha mudado (um pouco!) seja o modo de usa-las no penteado.
A trança é muito versátil. Tanto pode ser sinônimo de look despojado e descontraído como pode ser usado naqueles momentos que o visual pede sofisticação.
É bom relembrar. Na década de 1980 as tranças entraram no mundo fashion, virou uma verdadeira febre. Lembram-se do sucesso das tranças embutidas? Em algumas versões deste penteado, os fios eram entrelaçados com fitas em cores combinando com a roupa, lembrando que na época os vestidos, bolsas e sapatos eram usados em cores iguais; quem queria colocar a fita na trança, seguia a tendência. As flores miúdas também apareceram na cabeça de algumas.
Passado aquele frisson, as tranças foram relativamente esquecidas, mas a tendência nunca saiu da moda, de uma maneira ou outra, os fios trançados acabam entrando no penteado e são considerados clássicos. Alguns cabeleireiros fazem da trança seus coringas quando o assunto é dar volume ao penteado ou camuflar fios desobedientes.
O costume é tranças os cabelos e manter a trança solta, sendo que as tranças laterais também estão na moda.
Uma dica muito funcional é fazer penteados a partir das tranças, como um coque, por exemplo. É mais simples do que se pode imaginar. Quer aprender?
Você vai precisar de mousse modeladora, spray finalizador, elástico de silicone, grampos e presilhas a seu gosto.
O primeiro passo é escovar bem os cabelos, espalhar de modo uniforme mouse modeladora para incorporar os fios. Faça uma meia lua de orelha a orelha na parte de trás da cabeça, na altura das orelhas.
O segundo passo é desfiar os fios da parte posterior e frontal do cabelo, assim eles ficarão mais soltos. Depois pegue duas mechas e amarre-as como se fosse um laço.
Prenda cada ponta do “laço” com grampos.
Quarto passo. Faça uma trança solta em cada lado do cabelo e amarre as pontas com um elástico de silicone.
Quinto passo. Com os dedos, solte um pouco o trançado. Isso dará um aspecto mais arrojado e casual ao penteado.
Sexto passo. Pegue a ponta da esquerda e prenda com um grampo no lado direito e pegue a ponta da direita e prenda com um grampo do lado esquerdo. Esconda as pontas.
Agora modele o penteado, esconda as pontinhas indesejáveis como achar melhor. Finalize com spray modelador. Vaporize em abundância. Este é um penteado ideal para ocasiões menos formais, bom porque o dia todo o cabelo estará bem arrumado. No entanto, para ocasiões mais festivas, o cabelo pode ganhar mais brilho com sprays finalizadores especiais e ainda com presilhas de strass ou flores.
Gostou da dica? Então, mãos à obra e arrase com seu visual trançado!