Existem diversos estudos cientÃficos publicados em revistas de renome internacional que comprovam que passar muito tempo sentado é prejudicial para a saúde. Apesar disto, conforme descoberto em uma das pesquisas mais recentes sobre o tema, a maioria das pessoas ainda passa de 12 a 16 horas diárias no que eles chamam de “comportamento sedentárioâ€.
Isto se deve ao fato de que é muito comum trabalhar em profissões de escritório nas quais são exigidas que os trabalhadores passem grandes perÃodos de tempo sentados em uma mesa de frente para um computador. Quem sofre com isso? Seus joelhos, obviamente.
Felizmente, é perfeitamente possÃvel agir de outra maneira dentro e fora do ambiente de trabalho e estabelecer uma rotina simples de hábitos que privilegiem uma vida mais ativa e saudável. O pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Columbia Keith Diaz, principal autor do estudo supramencionado, explica que a grande maioria das autoridades médicas afirma que é necessário que as pessoas se exercitem durante o trabalho, mas que raramente eles explicam como.
De acordo com ele, cinco minutos de caminhada rápida a cada 30 minutos consecutivos que se passa sentado consistiriam no perÃodo de tempo ideal para diminuir os efeitos prejudiciais de passar grandes perÃodos de tempo na cadeira do escritório.
A recomendação é muito boa, mas muitas vezes é difÃcil tirar este tempo por sentir que ele está sendo “desperdiçado†com algo que poderia ser mais produtivo. Para evitar esta sensação, é bom utilizá-lo para resolver atividades simples mas necessárias do dia-a-dia, como uma pausa curta para um lanche protéico ou uma pausa longa para o café no popular pomodoro.
Existem diversas outras atividades da vida do escritório que seriam beneficiadas por uma simples caminhada. É de conhecimento comum que muitas reuniões deveriam ser simples e-mails, mas poucas pessoas sabem que existem e-mails que seriam mais facilmente resolvidos com uma simples ida a mesa de um colega.
No lugar de iniciar uma possÃvel troca de e-mails ou conversa no whatsapp, aproveite a pausa recomendada pelo doutor Diaz como uma oportunidade para levantar um pouco da mesa e desenvolver boas relações no escritório. O problema provavelmente será resolvido mais depressa e a atitude torna o funcionário mais presente em um mundo cada vez mais digital.
Outra dica fundamental é tentar separar um perÃodo do tempo fora do escritório para introduzir uma rotina de treinos, tanto de aeróbico quanto de musculação. O famoso competidor de poker, Jeff Gross, não é um estranho as necessidades de um bom equilÃbrio entre o trabalho e a saúde fÃsica. Perguntado sobre como mantém seu fÃsico magro em uma entrevista recente, ele compartilhou alguns dos seus segredos para se manter em forma com um trabalho que requer diversas horas sentado em uma cadeira.
O principal foi escolher alguma espécie de cardio prazerosa e que possa ser feita em trinta ou quarenta minutos, como futebol ou corrida, em conjunto de uma rotina de treino de musculação adequado.
O competidor ainda afirmou que o verão ou perÃodo de férias pode ser encarado como uma oportunidade para retomar atividades fitness e recomendou uma série de treinos da All American Dave, conhecida como “Desafio de 5 Semanas para Ficar Fitness”.
Além de atividade fÃsica durante e fora do escritório, um plano de alimentação saudável para manter a forma também é uma das recomendações mais comuns e importantes que qualquer pessoa pode seguir.
A dieta de uma pessoa influencia diretamente em como ela se sente, nos seus nÃveis de energia durante o dia e na sua forma fÃsica. Uma alimentação rica em proteÃnas, frutas e verduras e carboidratos complexos é a mais recomendada por profissionais da saúde e é uma forma segura de se manter bem e disposto.
Aliar pausas para caminhadas e outras atividades relacionadas a caminhadas durante o trabalho com a prática de exercÃcios fÃsicos durante a semana e uma alimentação saudável é o suficiente para melhorar a qualidade de vida, se manter em forma e garantir que todos os problemas relacionados ao sedentarismo sejam mitigados.