Ah! A gestação é linda! Momento muito especial na vida da mulher. Momento de preparativos, geralmente tudo muito festivo; a gestante ganha carinho extra e sente-se especial. E é mesmo muito especial.
No entanto, a alegria e a preparação da festa para a chegada do novo membro da famÃlia pode fazer com que a futura mamãe se esqueça de alguns cuidados básicos, os quais farão toda a diferença tanto na sua saúde, como na saúde do bebê.
Durante a gravidez, um dos órgãos mais afetados é a pele, por isso as gestantes precisam ter cuidado redobrado com as mudanças provocadas na pele devido à “dança†de hormônios que ocorre neste perÃodo. As mais comuns são as manchas escuras, chamadas pelos médicos de melasmas, e as tão indesejáveis estrias. Além destes problemas comuns nas gestantes, há a questão de segurança de uso de produtos; poucos são aqueles que podem ser usados livremente. Para evitar inconvenientes, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda muita atenção aos rótulos das embalagens dos cosméticos, para verificar se algum componente da fórmula tem restrição a gestantes. Além disso, o uso de tinturas de cabelo também deve ser restrito nesta fase, pois não há dados cientÃficos que garanta a segurança de uso em gestantes.
O aumento dos hormônios femininos, em particular a progesterona, influencia indiretamente os hormônios reguladores da sÃntese da melanina (pigmentação da pele) e a sÃntese de colágeno (distensão da pele), predispondo ao aparecimento de estrias e manchas. Os melasmas, também conhecidos como “manchas de grávida”, são bastante comuns, sobretudo nas mais morenas ou mais expostas ao sol. A prevenção com protetores solares e a redução da exposição solar é válida, mas não atua 100%, pois há um componente genético. O uso de clareadores ou procedimentos como o peeling somente devem ser realizados após o parto, ou a critério médico, informam especialistas na área.
Os cosméticos podem ajudar também na prevenção do aparecimento de estrias, pois auxiliam na redução ao dano do colágeno e promovem a hidratação da pele. No entanto, estes produtos atuam parcialmente, já que a estria na gestação é multifatorial e tem como causadores a predisposição genética, a idade mais jovem, a presença de hormônios e o ganho de peso.
Outra preocupação é quanto ao cuidado do uso de cosméticos pelas gestantes, pois as substâncias presentes em algumas fórmulas podem ser absorvidas pelo corpo e cair na corrente sanguÃnea. Os riscos dos cosméticos para gestantes é baixo, desde que sejam seguidas as recomendações do rótulo, que comunica qualquer restrição à gestação e a forma correta de uso. Assim não haverá risco para a segurança da mãe ou do feto.
No entanto, atenção extra deve ser dada aos chamados “produtos de uso profissionalâ€, como tinturas e alisantes; eles são contraindicados, por não haver estudos cientÃficos que comprovem sua segurança em gestantes. Produtos para tratamento de celulite, acne, manchas, também não são recomendados nesse perÃodo, pois a eficácia certamente será prejudicada. Reações alérgicas, entretanto, podem ocorrer como em qualquer pessoa, por este motivo o uso de novos produtos, ou de muitos produtos simultaneamente, deve ser avaliado e sempre sob a orientação médica .
Durante a gravidez é comum o aumento do peso. Isso depende das predisposições do organismo de cada mulher, mas é bom contar com o acompanhamento de uma nutricionista, além do obstetra. A alimentação, sem dúvida, influencia bastante neste sentido. A recomendação para as gestantes é que priorizem os alimentos naturais, incluindo frutas, verduras e legumes em todas as refeições, assim como alimentos integrais que ajudarão a manter a saciedade. Dividir as refeições em seis porções diárias contribuirá para o bem-estar da gestante. E sentindo-se bem certamente será ainda mais bonita.