Ninguém quer envelhecer, mas o tempo passa e não tem como mudar isso. O que dá para se fazer é mudar o jeito de encarar essa inevitável fase e vivê-la de forma plena e feliz.
Há quem diga que “envelhece quem querâ€, mesmo que os sessenta ou setenta anos já estejam batendo à porta. Isto tem base nos resultados de algumas pesquisas apontando que o estilo de vida de cada um é quem determina o envelhecimento.
E falando em “estilo de vidaâ€, quanto mais sedentário maiores serão as dificuldades, mas não é só isso, a casa é sinônimo de conforto e refúgio e deve ser ambiente seguro, por isso, cuidado com tapetes e fios elétricos e use iluminação adequada em todos os cômodos; os telefones devem ser instalados no quarto e na sala para facilitar o atendimento.
Administrar os ganhos fixos é crucial para manter-se longe das dÃvidas. Avalie a real necessidade de consumir determinados bens, que nem sempre tem muita utilidade dentro ou fora do lar.
Com a idade, os reflexos tendem a diminuir e por isso avalie suas reais condições para dirigir o seu carro. Uma boa alternativa é usar os transportes públicos.
A saúde deve ser prioridade, por isso cuide da alimentação. Prefira sempre os alimentos com baixos teores de gordura e colesterol em todas as refeições. Dê preferência para frutas e legumes que não precisam de cozimento. Consuma frutas e evite alimentos industrializados.
Evite ficar sem companhia e combata o sedentarismo. Matricule-se em uma academia, ou frequente parques e locais próprios para caminhadas. Esportes aquáticos são particularmente bem recomendados por profissionais da área uma vez que o risco de lesões é praticamente zero.
A mente também deve ser exercitada através de atividades lúdicas como palavras cruzadas, jogos de mesa (xadrez, damas), leituras e a Internet ou ainda uma Faculdade da Terceira Idade. Manter a atividade sexual pode ser estimulante e de grande ajuda para melhorar a autoestima.
Visite o médico com regularidade. Os check-ups podem prevenir surpresas. Prestar atenção em sinais como doenças que demoram a ser curadas, falta de ar, dor de cabeça e mudanças na pele do rosto e outras partes do corpo que ficam expostas ao sol.
O mercado tem oferecido muitas alternativas em suplementos alimentares que prometem longevidade, mas cuidado, não pratique a automedicação. Fale sempre com seu médico e só use remédios por ele indicados.
Principalmente, cultive o bom humor. Encare a nova fase com otimismo e procure sempre o lado bom das coisas. Se perceber que chegou a hora de recorrer ao monitoramento domiciliar e terá que contar com apoio de cuidadores, não se exalte e não desanime. Faz parte dessa nova fase da vida.