Quem costuma cuidar da pele o ano inteiro, não precisa se preocupar com as mudanças da estação porque faça chuva, faça sol; faça calor ou faça frio, a pele sempre está protegida, mas é inegável que quando a temperatura começa a baixar, a pele do rosto e do corpo também muda de textura e a tendência é o ressecamento.
Quando as temperaturas começam a baixar, é tempo também de começar a pensar nos tratamentos maravilhosos à base de ácidos os quais não são recomendados serem feitos no verão.
Sabem aqueles peelings maravilhosos que dão a maior renovada na pele e na produção de colágeno? Pois então, a hora é agora. E falando em melhorar a pele, outra dica são as aplicações de ácido retinóico que estimulam a renovação celular, não só do rosto, mas de outras partes do corpo tais como cotovelos, joelhos e calcanhares, mas sempre procure a orientação de um profissional competente.
Cuidar da saúde da pele é essencial. O primeiro passo é usar sabonetes à base de glicerina e com componentes hidratantes. Na hora de lavar o rosto, prefira fazê-lo em água fria, pois a água quente retira a oleosidade natural da pele.
Um bom creme hidratante, preferencialmente que tenha protetor solar (no mínimo FPS 15) deve ser aplicado, e reaplicado, diariamente. Para os lábios existem cremes específicos, também com FPS, e ainda a boa e velha amiga manteiga de cacau. As mulheres contam com outro poderoso aliado que são os batons, atualmente muitos deles são acrescidos de ingredientes rejuvenescedores e altamente hidratantes.
E falando na temperatura da água do banho, é natural que se procure banhos bem quentes, mas estes ajudam a ressecar a pele do corpo. Como ninguém é de ferro e os banhos mornos estão fora de cogitação, quando o tempo começa a esfriar, a saída é caprichar na hidratação do corpo todo.
Durante o sono a pele descansa, antes de dormir é preciso limpar bem o rosto, aplicar um tônico e um creme nutritivo principalmente na área dos olhos. Estas medidas simples também fornecem uma proteção contra os malefícios do inverno.
As receitinhas caseiras sempre agradam e costumam fazer sucesso. Quando o assunto é hidratação, o mel está quase que no topo da lista há milhares de anos.
Dica interessante, misture mel e óleo de amêndoas em igual proporção e guarde num recipiente fechado. Aplique nos cotovelos, mãos e pés.
Peles oleosas ou normais podem ser tratadas com a mistura de mel e leite, inclusive pode ser aplicado no pescoço.
Um excelente relaxante para a pele seca é a mistura de mel, iogurte natural e óleo de amêndoas. Deve ser aplicado no rosto, pescoço e nas mãos, deixar agir durante alguns minutos e lavar com água morna.
Para tonificar, bater no liquidificador mel e maçã e depois aplicar no rosto, retirando com água fria depois de alguns minutos.
Mesmo que a pele seja oleosa, ela precisa ser hidratada. Neste caso, prefira os géis ou produtos isentos de óleo, específicos para este tipo de pele.
A mesma atenção dispensada ao rosto deve ser data à região do pescoço e colo.
Outra dica, inclua mel no seu café da manhã, com moderação, pois é calórico. Basta 1 colher (chá) e fará um bem enorme ao seu organismo. O seu rosto agradecerá.