Foi-se o tempo em que o boxe era assunto de homem. As mulheres não se contentaram em ser espectadoras do esporte e subiram ao ringue para lutar também. Só que os golpes visam saúde, beleza e bem-estar.
Os cruzados, ganchos e jabs podem até serem realizados com habilidade, força e determinação, mas as mãos que aplicam os golpes, hoje, estão protegidas por luvas cor-de-rosa, lilás ou brancas, muito mais femininas.
Inserido na grade de aulas das academias por contribuir rapidamente para a perda de calorias e para melhorar o condicionamento fÃsico, o boxe “caiu como uma luva†para as pessoas que preferem atividade mais dinâmicas do que as tradicionais aeróbicas oferecidas pelos professores de Educação FÃsica. A resistência das mulheres contra a luta foi nocauteada pelos muitos benefÃcios que a prática desse esporte traz.
Os entendidos neste assunto explicam que por ser uma atividade de intensidade moderada, mas de longa duração, o pugilismo melhora a resistência cardiovascular e diminui consideravelmente a pressão arterial sanguÃnea. Além disso, para a realização das técnicas é necessária muita coordenação motora e agilidade, proporcionando, assim, uma melhora nessas capacidades fÃsicas. Por se tratar de uma aula em grupo, o boxe também auxilia na socialização por meio dos constantes diálogos com o professor e na ação da prática com os colegas de aula. Sem contar que o bom alongamento, necessário no começo e no final das aulas, aumenta a capacidade de flexibilidade de cada um.
As academias adaptaram as aulas de boxe a fim de torná-lo uma modalidade que busca a qualidade de vida a partir de uma atividade fÃsica relacionada ao desporto. Nada a ver com luta ou competições.
Pode-se dizer que o boxe popularizou-se ainda mais depois que foi incluÃdo nos Jogos OlÃmpicos realizado em Londres em 2012, e foi a última modalidade a aceitar mulheres na competição.
E quais são os benefÃcios do boxe para as mulheres?
Como qualquer outro esporte, o boxe faz bem à saúde, ajuda a melhorar os nÃveis de estresse, queima calorias e mantém a musculatura definida, moldando o corpo feminino.
A prática do boxe estimula a agilidade, melhora a concentração e o sistema cardiorrespiratório. Os especialistas no assunto garantem que se pode perder até mil calorias durante uma hora de prática, lembrando que cada organismo reage de uma maneira.
O esporte auxilia a moldar o corpo da mulher, mas sem deixá-lo musculoso, define braços, pernas, panturrilhas, abdômen e bumbum, além de afinar a cintura e corrigir a postura.
Quando se fala em boxe, logo é associado ao famoso saco de areia, no qual o praticante dá socos; esmurrar pode ser um grande alÃvio para o estresse e tensão pré-menstrual.
Não é demais lembrar, que é fundamental procurar academia e profissionais competentes no assunto para que o treino seja compatÃvel com seus objetivos e tipo fÃsico. As adeptas devem seguir as recomendações destes profissionais e usar luvas e roupas adequadas ao esporte.
Além disso, é bom procurar uma avaliação médica geral para checar como estão as articulações, se não existe nenhuma lesão nos joelhos ou coluna que impeçam a prática do esporte.