É sempre assim, sabemos que precisamos cuidar da saúde e que os exames preventivos são importantes, mas o fato é que vamos sempre adiando. Quando se está de férias, não se quer fazer nada; se é época de inverno, adia-se os exames para o verão e assim vai.
O tempo passa depressa e a última vez que se fez um hemograma foi há três anos; por causa da correria do dia a dia, a maioria das pessoas não presta a merecida atenção a um aspecto tão primordial da vida: a saúde. As medidas preventivas reduzem os riscos de doenças inesperadas e contribuem para a manutenção do bom funcionamento do organismo. Para driblar a falta de tempo e conquistar novos hábitos de saúde, aproveite e tire algumas horas para fazer os seus exames.
Claro que antes de tudo é preciso consultar o médico que após um exame clÃnico e uma avaliação dos hábitos de vida do paciente, bem como o histórico de saúde de sua famÃlia, indicará quais são os exames que devem ser realizados. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), no mundo, há aproximadamente 240 milhões de pessoas com diabetes – o que representa quase 6% da população. A estimativa para 2025 é que este número aumente para 350 milhões e esta é uma doença que pode ser facilmente detectada e controlada através de exames preventivos.
Vale a pena entender um pouquinho qual é a finalidade de alguns exames. Através de exame de sangue pode-se saber os Ãndices de colesterol e de glicose para prevenir doenças do coração (angina e infarto do miocárdio, entre outras) e doenças cardiovasculares (infarto cerebral, derrames, entre outras); exames de ureia, creatinina, sódio e potássio avaliam as funções renais.
Quando se chega aos 40 anos, principalmente as mulheres devem fazer exames para saber como andam os hormônios, além dos Ãndices citados anteriormente, enquanto que os homens devem fazer exame de dosagem do PSA que avalia as condições da próstata.
Até aqui, falamos de exames de laboratório, mas é sempre bom lembrar que as mulheres não devem descuidar do Papanicolau e mamografia que devem ser feitos todos os anos, ou de acordo com a recomendação médica dependendo das condições de saúde de cada uma. Os homens também devem anualmente fazer exames de próstata, além do PSA, a fim de se prevenirem contra o câncer.
Muitas vezes, não ter um convênio médico pode dificultar a realização destes exames, principalmente se a própria pessoa não se conscientizar da necessidade deles, uma vez que só procuramos o médico quando realmente estamos doentes. No entanto, o Sistema Único de Saúde, através de suas unidades oferecem este serviço.
Procure um posto mais próximo de sua casa e agende uma consulta com o clÃnico geral e compareça nas datas agendadas para a realização dos seus exames preventivos.