Os olhos merecem e precisam de atenção especial

Por GB Edições - 08/04/2016

Os olhos merecem e precisam de atenção especial

No Brasil, estima-se que haja 1,2 milhão de pessoas cegas e cerca de 4 milhões de deficientes visuais. Sem ações de prevenção, o número de cegos em todo o mundo deve chegar a 76 milhões em 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda de acordo com a OMS, 51 milhões dessas pessoas não ficarão cegas se tiverem acesso aos atuais recursos da medicina e a melhores condições de vida.

Atualmente, cerca de 36 milhões de cegos poderiam estar enxergando se tivessem sido tratados a tempo. São crianças e adultos que perderam a visão em razão de cataratas que poderiam ter sido operadas, de diabetes que poderiam ter sido controladas, ou de deficiências de vitaminas e outras doenças de fácil tratamento.

O problema tem a ver diretamente com a situação social e econômica: 90% dos cegos vivem em lugares sem serviços básicos de prevenção e tratamento. Também falta informação. Muita gente não tem conhecimento de que pode haver solução para o seu caso e várias pessoas ficam cegas porque não sabem cuidar dos olhos.

Outro fator importante é que, geralmente, as pessoas cegas são idosas e dependem de parentes que muitas vezes não podem ou não querem cuidar delas. Além disso, existe o agravante de que muitos hospitais que oferecem o tratamento ficam longe das comunidades onde vivem as pessoas com problema nos olhos.

A OMS aponta o empenho dos governos, dos médicos e de cada cidadão como a única forma de eliminar as causas da cegueira evitável e garantir a todas as pessoas o direito de enxergar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Confira o que fazer para manter sua visão saudável

– Procure o oftalmologista sempre que sentir coceira nos olhos, dificuldade para enxergar, lacrimejamento, dor de cabeça.

– Televisão e computador: a cada hora, faça um intervalo de descanso e fique pelo menos a 50 cm do monitor.

– Sol: use óculos escuros de boa qualidade para proteger a visão. Cuidado com as falsificações que não protegem e podem prejudicar os olhos.

– Colírios: não use se não for indicado pelo oftalmologista.

– Lave os olhos com as mãos limpas e em água corrente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

– Evite coçar os olhos.

–  Óculos só podem ser passados pelo oftalmologista e após o exame dos olhos e das condições de saúde da pessoa.
– A adaptação de lentes de contato deve ser feita pelo oftalmologista. Siga com rigor suas orientações.

– Se algo cair no olho, lave abundantemente com soro fisiológico ou água corrente.

– Nunca tente retirar “ciscos” soprando ou usando hastes de algodão.

– Em caso de acidente, não permita que outras pessoas abram seu olho. Aguarde alguns minutos e tente você mesmo abrir o olho e observar se a sua visão está preservada.

– Quando trabalhar com pregos, madeiras, serras, solda elétrica ou similares, use óculos de proteção.

– Cuidado quando usar produtos de limpeza especialmente aqueles em forma de aerosol ou spray. O correto seria usar óculos de proteção também nestas ocasiões, mas sabe-se que na rotina doméstica isso não acontece, então utilize estes produtos certificando-se de que os jatos estão direcionados à superfície a ser limpa.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.