Mundo pós-moderno, os jardins e hortas estão cada vez mais escassos. Todo o espaço disponÃvel tem sido usado para construção de moradias; prédios e mais prédios são erguidos e divididos em apartamentos com mÃnimo de espaço, terrenos de 200 m² são divididos ao meio e comportam a edificação de duas casas, e assim por diante. E ainda falta espaço. Os quintais, não existem ou o pouco espaço que sobra é revestido de cimento ou outro tipo de piso.
No entanto, o verde é essencial à vida saudável. As plantas e os animais são companheiros da humanidade. O que fazer diante do sistema implantado para atender a demanda de moradia?
A solução é tentar mudar o espaço que nos cerca plantando o verde onde for possÃvel. Uma dessas soluções são os chamados “jardins verticaisâ€, já que os muros são insubstituÃveis, vamos revesti-los de folhagens e flores. E pensando nisso, é quase que impossÃvel que em sua casa não tenha um cantinho que possa ser transformado em um jardim ou mesmo abrigar uma pequena horta.
Os jardins verticais podem ser feitos em paredes externas, tais como muros e varandas, como também em ambientes internos. O segredo é saber escolher a planta que adapta bem a cada ambiente. E não é somente nas casas ou apartamentos, mas também em estabelecimentos comerciais e escritórios. Nestes locais, onde circulam muitas pessoas, as plantas humanizam o ambiente, tornando-o aconchegante; melhora o relacionamento entre as pessoas e afetam positivamente a produtividade.
Existem espécies de plantas de sol e espécies de sombra. É difÃcil saber quais seriam elas? Você pode recorrer à ajuda do atendente da floricultura. Geralmente conhecem tudo sobre este assunto.
Cuidar de um jardim vertical é relativamente fácil, no entanto na hora de escolher a parede é preciso levar em conta a impermeabilidade porque haverá certa umidade no local. Vale a pena passar impermeabilizante na parede antes de montar o jardim.
Para o jardim propriamente dito, pode-se usar mantas de fibra de coco que já vem com os vasos (também de fibra de coco), mas outra alternativa bem charmosa e mais barata são os vasos de argila que possuem um dos lados retos, exatamente para serem apoiados na parede.
Aqui vão algumas dicas de espécies que se adaptam onde bate sol, são elas, avencas, samambaias, chifre-de-veado, renda-portuguesa e colmeia. Para ambientes de sombra, uma boa ideia são minibromélias, véu-de-noiva, brinco-de-princesa e repsális. E tem ainda a costela de adão e as orquÃdeas. E falando em orquÃdeas, a mais popular neste caso é da espécie Philopolis.
O jardim vertical principalmente se montado em ambiente externo também atrai pássaros e borboletas que polinizam as flores. Vale usar a criatividade e experimentar o plantio de várias espécies, inclusive de temperos. Traga a natureza mais perto de você.