É comum dizer que além da pandemia de Covid-19, também estamos enfrentando o perigo das notícias falsas. Durante a crise que vivemos, a disseminação de informações duvidosas aumentou nas redes sociais, muitas delas prometendo a imunização e até a cura para a Covid. Boa parte dessas fake news diz respeito à alimentação.
Em geral, os alimentos citados nas notícias falsas sobre o coronavírus são conhecidos por fortalecer o sistema imunológico. Mas, a população precisa ter muito cuidado com essas informações, pois uma imunidade maior não traz garantia nenhuma que a Covid-19 será evitada, podendo causar uma falsa sensação de segurança.
Por isso, selecionamos alimentos que protagonizaram algumas dessas mensagens, para explicar porque eles não fazem frente ao coronavírus e quais são os seus benefícios reais.
Abacate
O abacate é uma fruta poderosíssima, mas não tanto como as mensagens espalharam. Algumas notícias falsas chegaram a dizer que o alimento teria poder para curar a Covid-19. Infelizmente, ele não tem essa capacidade. Mesmo assim, é importante adicioná-lo a dieta. Por ser rico em Vitamina E, o abacate tem um ótimo poder anti-inflamatório. Além disso, faz muito bem para a pele e carrega propriedades anti-estressantes, o que é ótimo em momentos de pandemia.
Alho
O alho é outro alimento conhecido por fortalecer o sistema imunológico e ser um anti-inflamatório natural. Por esses motivos, é comum usá-lo em chás para amenizar os sintomas da gripe. Porém, nenhuma dessas características interfere na Covid-19, pois a doença é bem mais forte e traz consequências que vão além das inflamações.
Limão
Algumas notícias falsas espalharam que o limão poderia imunizar o corpo contra o coronavírus, alegando que ele equilibraria o pH do corpo e manteria o organismo protegido. Tudo isso é totalmente falso: a alimentação interfere muito pouco no pH de nosso organismo, ou seja, não tem todo esse poder de proteção. Porém, o limão é muito eficiente em outras coisas. Um dos benefícios da fruta é a limpeza que ela faz no organismo, eliminando substâncias tóxicas e melhorando o funcionamento do intestino.
Cúrcuma
Um vídeo em que um pastor afirma que a cúrcuma previne contra o coronavírus se espalhou amplamente pelas redes sociais, atingindo quase 200 mil visualizações. A cúrcuma tem potencial para melhorar o sistema imunológico e também eliminar substâncias tóxicas do organismo. Porém, nada disso protege efetivamente contra a Covid-19.
Mel
O mel é outro alimento muito associado à imunidade, sendo usado em chás para gripe. Ele tem diversos benefícios, desde propriedades anti-estressantes, até características cicatrizantes. No entanto, assim como nos casos anteriores, ele não é eficiente para proteger do coronavírus. As notícias falsas citando o mel e a sua fama imunizadora fizeram aumentar a procura e os preços do produto em todo o Brasil.
* Artigo de Lincoln Guilherme Copceski