Se por um lado existem aqueles que defendem a tese de que esta história de cuidar (ou cultuar) o corpo é puro comércio, todos reconhecem que sentir-se bem é fundamental. E isso fica a critério de cada um. Se o indivÃduo está satisfeito com os rumos que a própria natureza dá a seu corpo, ótimo; mas se não está, sempre tem um jeitinho de melhorar.
A moda é ter seios volumosos e firmes (evidentemente!). Na televisão existe um verdadeiro desfile de lindas mulheres, exibindo decotes generosos e seios fartos, firmes e maravilhosos. É o milagre da tecnologia. É o milagre do silicone.
Antes a técnica parecia “coisa de outro mundo”, agora está ficando cada vez mais perto das mulheres em geral. Mas cuidado com a picaretagem que existe no mercado porque um implante de prótese de silicone mal feito traz sérias consequências.
Mas e àquelas que não podem (ou não querem) recorrer ao silicone o que resta?
Em primeiro lugar, as mulheres não devem esquecer que, antes de ser arma de sedução, os seios são uma parte valiosa do organismo feminino e seu tamanho e caracterÃsticas estão relacionados com a sua herança genética. E quanto a isso, não existe muito a ser feito, mas é sempre possÃvel “dar uma mãozinha” para a natureza e, com alguns cuidados, ter seios bonitos e firmes por mais tempo.
Manter o peso faz bem para o corpo todo, inclusive para os seios, evitando flacidez e estrias. Ingerir alimentos que estimulem a produção de colágeno também é uma boa ideia, porque ele mantém a elasticidade da pele. O colágeno é sintetizado a partir da Vitamina C, assim é bom consumir pelo menos um copo de suco de laranja por dia; na época da pré-menstruação, a mulher deve diminuir o consumo de sal, açúcar e café evitando assim o inchaço, não só dos seios, mas do corpo todo que neste perÃodo o organismo retém os lÃquidos.
Os cremes, e são muitos no mercado, não podem fazer milagres, mas ajudam bem. Os cremes antiflacidez e tonificantes devem ser aplicados desde a adolescência. Excelente tônico e ativador da circulação são as duchas de água fria: após o banho, que deve ser morno, aplique duchas de água fria nos seios.
Atividades fÃsicas são excelentes aliados e existem exercÃcios especÃficos: De pé, com as pernas afastadas, pressione palma contra palma da mão, como se estivesse amassando um papel. Repita o exercÃcio de dez a quinze vezes.
E quanto custa o sonho de uma cirurgia plástica ou uma prótese de silicone?
Como dito anteriormente, estas técnicas chegam cada vez mais perto da mulher brasileira. Uma intervenção bem feita e segura pode significar alguns Reais, mas as clÃnicas especializadas têm sido muito receptivas e hoje existe a possibilidade até de se parcelar o pagamento de um serviço deste tipo. Quanto aos riscos, especialistas afirmam que são os mesmos encontrados em qualquer outra cirurgia.
Ao contrário do que muita gente pensa, o silicone não é indicado somente para aumentar o volume dos seios, mas também para corrigir flacidez. As mulheres muito magras devem ser cuidadosas, porque o resultado final não é tão natural.
Existe ainda a possibilidade de tirar o excesso dos seios através de cirurgia. Em todos os casos de intervenção nos seios é fundamental que se tenha uma conversa com o médico, quando ambos devem adotar uma atitude franca quanto à s suas expectativas e quanto ao que é possÃvel ser feito para que o resultado final seja realmente positivo.