A causa pode estar relacionada ao esforço excessivo, o que pode ocorrer devido a uma sobrecarga além da capacidade da pessoa. O principal sintoma é a dor muscular, porém, outros fatores podem estar vinculados ao problema como, por exemplo, a ergonomia inadequada no trabalho, o estresse, bem como infecções e condições inflamatórias. Estamos falando da mialgia – problema que surge devido a tensões nos músculos.
O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann explica que a intensidade pode variar muito, indo de um leve desconforto até dor intensa e incapacitante. “Geralmente este tipo de problema passa em poucos dias, mas há casos que dura mais tempo como semanas, meses e até anos. Todas as partes do corpo podem ser afetadas e, geralmente, atinge um pequeno número de músculos por vezâ€.
O médico salienta, ainda, que é muito comum a dor se originar de uma tensão muscular em algumas áreas do corpo em função do uso excessivo de algum músculo durante uma atividade fÃsica ou pelas lesões musculares na prática de exercÃcios fÃsicos. Nestes casos, a dor afeta um músculo especÃfico ou uma parte restrita do corpo.
Reichmann explica que para prevenir a mialgia alguns cuidados são necessários. Entre eles, aponta o alongamento e aquecimento antes e depois dos exercÃcios, respeitar o limite da força e evitar posições desconfortáveis. Para quem desenvolveu o problema, o tratamento normalmente pode ser feito com relaxantes musculares e analgésicos. Também é possÃvel aplicar compressa de gelo, repousar, comprimir o local afetado e elevar o músculo dolorido.
Alguns casos de dores musculares afetam várias regiões do corpo ao mesmo tempo.
Geralmente, indicam uma infecção, uma doença ou o efeito colateral de alguma medicação. Algumas condições que costumam provocar dor muscular generalizada incluem a sÃndrome da fadiga crônica, fibromialgia, hipotireoidismo, gripe, polimialgia reumática, entre outras.