Cada vez mais o ácido hialurônico se firma no mercado dos cosméticos como um poderoso aliado do rejuvenescimento. O ingrediente aparece não somente como componente de cremes e loções, mas também como alternativa de preenchimento labial e de outras regiões do rosto, minimizando “bigode chinês” e “código de barras”.
Nunca se debateu tanto o tema cosmetologia que passou a ser importante não apenas por causa da estética, mas também quando se trata de saúde. Por exemplo, ninguém mais questiona a necessidade de incluir agentes protetores contra os raios solares e luz visível nos cosméticos em geral, quer sejam maquiagem ou tratamento.
Voltando a falar do poderoso ingrediente, o ácido hialurônico é uma substância natural encontrada na pele, que ajuda a estimular a produção de colágeno e, desta forma, dar volume e formato a pele. Mas, com o passar dos anos, sua concentração diminui no organismo, o que leva ao ressecamento cutâneo, o aparecimento de rugas mais evidentes, ruguinhas na área superior aos lábios (“código de barras”), flacidez nas bochechas (“bigode chinês”), enquanto o pescoço e o contorno do rosto perdem a definição.
Nos consultórios dos dermatologistas o preenchimento com o ácido é bastante procurado e produz efeitos surpreendentes. Alguns profissionais ainda oferecem a opção de pagamento parcelado e isto tornou o tratamento mais acessível.
A cosmetologia tem se esmerado em pesquisas com este componente e o mesmo foi agregado em várias formulações que são apresentadas ao consumidor em forma e cremes e sérum.
Para escolher aquele que mais se adequar à sua necessidade, basta ler o rótulo. É recomendável usar a linha completa, ou seja, um para o dia, outro para a noite e outro específico para a área dos olhos. Preste bem atenção à formulação e veja se tem a indicação que o produto foi dermatologicamente testado. Para o dia, existem aqueles que prometem efeito lifting imediato e isto é bom, afinal quem não quer ficar com a pele lisinha em minutos, mas vale lembrar que a boa aparência é resultado de tratamento constante. Dicas: Renew Clinical Derma-Full (Avon), Repair Complex Lift Densificador (Adcos), para citar apenas dois.
A Vitamina C sempre fez muito sucesso no rejuvenescimento da pele, mas parecia meio esquecida. No entanto, ela está presente em vários produtos agora com formulações mais estáveis. A Vitamina C tem potente ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres. Este efeito antioxidante combate as rugas, até mesmo as mais profundas, e estimula a síntese de colágeno e auxilia no clareamento da pele. Dica: Hidra Complex Vita C (Vitaderm).
Outro companheiro do ácido hialurônico é o retinol, uma substância derivada do ácido retinóico que promove a renovação celular e melhora a textura da pele, a elasticidade e firmeza.
A niacinamida é uma forma ativa da Vitamina B3, é importante na hidratação dos tecidos, aumenta a síntese de queratina e ceramidas, reduz as rugas e ainda protege a pele da degradação do colágeno. E agora mencionamos a palavra mágica, “colágeno”. Trata-se de uma substância natural responsável pela sustentação da pele. Com o passar do tempo, pela ação dos radicais livres ele deteriora-se e aí começa a flacidez, por isso é tão importante combater os radicais livres e buscar alimentos e creminhos maravilhosos que prometam (e cumpram!) fazer a reposição. Existe no mercado uma infinidade de possibilidades, tais como cápsulas de colágeno e Vitamina C, por exemplo, balas de colágeno hidrolisado em vários sabores, colágeno em pó e assim por diante. Muitas dessas opções são confiáveis, mas cuidado com a picaretagem. Vale sempre consultar um dermatologista ou nutricionista.
Mais uma “descoberta” que já tem sido usada pelas mulheres mais antenadas, por isso não é exatamente novidade. Estamos falando do filtro solar com proteção contra a luz visível, ou seja, a luz nossa de cada dia que ilumina a casa, o escritório etc que também provoca o fotoenvelhecimento da pele. Falando em FPS, a recomendação atual é que use o fatores acima de 30 a fim de compensar a quantidade aplicada. A conclusão que os estudiosos no assunto chegaram é que a maioria das pessoas não aplica a quantidade ideal que garante a produção, então a saída é optar por produtos que ofereçam maiores graus de proteção.
Uma boa maneira de conferir se a proteção contra os raios UVA e UVB é dar uma olhada no rótulo que deverá conter o índice PPD (Persistent Pigment Darkening) e este vai de 1 a 3; em alguns produtos esta informação vem em forma de cruzinhas. Especialistas indicam que os PPD 3 são os melhores. Se ficou na dúvida, fale com seu dermatologista.
Os protetores solares multifuncionais ganham cada vez mais espaço no mercado. Eles facilitam a vida das mulheres porque oferecem a opção de maquiagem e cuidados especiais. Tais produtos têm em sua formulação ingredientes antioxidantes que combatem os radicais livres e agentes que estimulam a formação de colágeno.
Mais dicas: Exper Lift (Nívea Visage); Rejuvenate (Valmari); linha Derma Complex (Adcos); e Water Shine Extra Volume (Maybelline) para os lábios porque um “bocão” é fundamental.