É verdade que o Inverno é o tempo ideal para alguns tratamentos de pele, principalmente aqueles com aplicação de ácidos especÃficos; no entanto, também é verdade que a frio e falta de umidade caracterÃsticos da estação fazem bastante mal à pele do rosto e do corpo. É comum a pele apresentar vermelhidão, coceira e pequenas infecções causadas por bactérias.
Tais ferimentos podem ocorrer em consequência do abuso de banhos quentes. Os especialistas explicam que quando as temperaturas baixam é bom não usar buchas, esponjas, esfoliantes e prefira sabonetes neutros. Outro vilão é o banho de banheira porque a tendência é enchê-la com água mais quente do que o habitual devido ao frio. É bom lembrar que, em se falando de banheira, o seu uso está em baixa provocada pelo racionamento de água.
E ainda sobre o banho, é fundamental hidratar bem a pele. Para isso, os óleos de banho são imprescindÃveis, sempre levando em conta o seu tipo de pele. O óleo deve ser aplicado nos braços, pernas, focando cotovelos, joelhos e pés, depois enxaguados para retirar o excesso. Não é aconselhável aplicar óleo de banho no rosto. Após, pode ser usado creme hidratante.  Se a pele apresentar vermelhidão ou outras lesões, se deve consultar um dermatologista.
Quanto aos cremes hidratantes, os especialistas recomendam produtos cujas formulações contenham ureia, ceramidas, lactato de amônio e ácido hialurônico, as quais promovem maciez e proteção à barreira hÃdrica.
A toalha de banho também é item importante. Evite toalhas ásperas e não esfregue a toalha no corpo, mas aperte-a junto à pele, secando bem as dobras, sob os seios, entre os dedos, virilhas e axilas. Isto evitará a micose, outro mal comum ao Inverno.
Estamos falando de tratamentos externos, mas o Inverno também é bom para tratar o corpo de fora para dentro. Apesar de a gente ter a sensação de que a fome aumentou e a tentação é consumir alimentos mais calóricos, o friozinho também é tempo de tomar chá quentinho. Que tal aproveitar a onda do chá e acelerar o metabolismo sem perder o sabor?
Não é segredo que os chás termogênicos auxiliam na queima de gordura. É só “perder um tempo†na cozinha e misturar os ingredientes certos.
Uma dica, em um recipiente, misture 1 xÃcara (chá) bem cheia de água fervente; casca de ½ tangerina; casca de ½ romã; ½ maçã picada; ¼ de pêssego fresco. Deixe em infusão durante 15 minutos. Além de acelerar o metabolismo, combate os radicais livres.
Mais um chá “poderosoâ€: 1 pedaço pequeno de gengibre; 1 rama de canela; 4 cravos; casca de meia laranja. Ferva durante 8 minutos num recipiente com 1 xÃcara (chá) bem cheia de água. Ativa o metabolismo e assim o corpo elimina os excessos mais rapidamente.
É bom dizer que estes chás aquecem e ajudam na saúde do organismo, mas a reeducação alimentar e os exercÃcios não podem ser negligenciados. Os chás colaboram no processo de
perder peso, sem contar que são bem saborosos.