Temas como drogas, gravidez na adolescência, estudos e profissões estão deixando as famílias cada vez mais fragilizadas
A Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra está trabalhando na construção de um curso para a família. Com o tema “ajudando a família a construir a sociedade” o curso será realizado no período de um mês, sendo um dia por semana, quando serão abordados assuntos da atualidade, que de alguma maneira estão inseridos no cotidiano das pessoas e interferem na educação das crianças e jovens.
O curso é uma das reivindicações apresentadas pela população durante as pré-conferências da assistência social, realizada no mês de junho deste ano, quando foram percorridas 17 comunidades do interior. Conforme afirmou Áurea Davet, uma reivindicação que apareceu em todas as comunidades foi a necessidade de se criar um espaço em que as famílias pudessem discutir sobre a educação do jovem e das crianças. “O que fazer com o jovem e como trabalhar a família com tantas mudanças na vida diária, bem como revelar qual é o papel da família na construção da sociedade, foram alguns questionamentos apresentados”, afirmou. Ela destacou que temas como drogas, gravidez na adolescência, estudos e profissões tem deixado as famílias cada vez mais fragilizadas.
Para a realização do curso, que já é uma resposta ao pedido das comunidades, foi preparado material, dividido em quatro módulos, para serem tratados em quatro encontros respectivos, nos quais farão parte profissionais como psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e advogados, para auxiliar nas discussões e esclarecimentos.
Os módulos constarão dos seguintes temas:
– Definições de família e o seu papel na formação do indivíduo. Quem é família hoje;
– A educação infantil e a adolescência;
– Ética e moral na sociedade – a construção dos valores e limites sociais;
– Resgatando os temas trabalhados – dinâmica para enfrentar os desafios do dia a dia.
As famílias interessadas em participar do curso já podem fazer suas inscrições nos CRAS da Vila Nova e Vila Ivete, no CREAS e na própria Secretaria da Criança e Ação Social, que atende na Rua Pedro Kuss, s/n, na antiga estação ferroviária.