A Câmara de Vereadores de Itaiópolis recebeu, na última terça, 01 de novembro, correspondência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Itaiópolis, a qual solicita ao legislativo envio de esforços para que a entidade adquira um ônibus adaptado, para melhorar a qualidade de atendimento dos alunos da escola. O oficio foi encaminhado pela diretora da escola de Educação Especial “Irmã Teonília” Vitória Lacerda ao presidente da Câmara.
Segundo a diretora da APAE de Itaiópolis, a instituição atende hoje 58 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, oriundos a grande maioria da zona rural do município. O Objetivo da APAE, segundo Vitória, é oportunizar ações em defesa dos direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços educacionais, clínicos e assistenciais de apoio as famílias, direcionados a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a construção da cidadania através da inclusão escolar, profissional e social.
Atualmente para fazer o transporte dos alunos a Escola conta com um micro ônibus, VOLARE V6 com capacidade de 24 lugares, o qual percorre 300 quilômetros diários em várias linhas. O micro foi adquirido em 2008, modelo convencional, sem adaptações, o qual está causando dificuldades de acessibilidade dos alunos, pois vários necessitam de até três professores ajudando para o embarque. De acordo com a diretora, um ônibus adaptado vai facilitar o trabalho da escola e das próprias famílias.