Desfile de moda “versão ecológica” encerra com requinte Gincana do Meio Ambiente da Embraco

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 30/10/2011 - 18h44

Se o estilista Alexandre Herchcovitch estivesse em Itaiópolis, na última quinta-feira, 27 de outubro, certamente ficaria impressionado com o talento e a originalidade de estudantes de escolas públicas do município. Herchcovitch é o ícone brasileiro na produção de trajes, principalmente para o “São Paulo Fashion Week”, que são utilizados por modelos renomados tipo Gisele Bündchen. A metáfora parece exagerada, mas quem participou do encerramento da Gincana Ambiental da Embraco, realizada na última quinta, no salão de festas da Igreja Matriz Nossa Senhora da Medalha Milagrosa respirou meio ambiente e ecologia.

A gincana ambiental, promovida pela empresa, envolveu pelo menos sete escolas municipais e estaduais e centenas de alunos, que esmiuçaram o tema utilizando muita criatividade.

O desfile ecológico, que também aconteceu durante o encerramento foi um capítulo a parte. As roupas foram confeccionadas a partir de material reciclado como sacas de estopa, retalhos, resíduos sólidos (sacolas plásticas, papel de balas, lacres de alumínio de latas, tapas e garrafas pet e até recortes de caixas de leite). Para produzir um traje, por exemplo, centenas de lacres de latas são desviadas de ir para o reciclo e ganham novo destino, que é uma peça de roupa original.

A autenticidade de cada traje arrancou aplausos do público presente durante o desfile de moda “versão ecológica”.

As atividades perduraram seis meses e o resultado não poderia ser outro: um sucesso.

O encerramento da gincana aconteceu durante o dia todo e registrou a presença de autoridades do governo municipal, da Embraco, alunos e professores. A secretária de educação do município, Josane Dias Oldoni, que acompanhou o andamento dos trabalhos desde o inicio, também prestigiou o evento.

A gincana ambiental Embraco teve o objetivo de discutir ações e o fortalecimento de temas ligados a preservação do meio ambiente. A gincana trouxe como proposta a realização de oito tarefas pelas escolas e ofereceu como premiação um conjunto de lixeiras e uma câmera digital para cada escola.

Danilo Landovski, líder da planta Itaiópolis, disse que a gincana propôs questões relacionadas ao meio ambiente com enfoque na realidade local do município.

Landovski disse ainda que a gincana atingiu o objetivo e que ao longo dos trabalhos foi possível observar os resultados positivos.

Para a professora da escola Renascer, Sandra Mara Teixeira, o que mais chamou a atenção foi a visita com os alunos em um rio, que é também a nascente do Rio São Lourenço. Deste rio, a água que abastece a cidade é captada.

A professora disse que os alunos realizaram a limpeza da nascente e encontraram vários tipos de lixo como fraldas descartáveis e animais em decomposição.

Hoje, a professora garante que os alunos estão conscientes da importância de preservar a natureza.

Os estudantes da escola Municipal Rio da Estiva contaram no encerramento da gincana que realizaram teatro para sensibilizar os demais alunos na redução do lixo. A escola também fez a limpeza de um rio na localidade.

Cada professor e cada aluno que participou tinham uma história e uma experiência distinta para contar. Os estudantes declamaram poesias e paródias musicais, todas alicerçadas na preservação da natureza.

As escolas Renascer, Virgílio Várzea, Antonio Blazkozki, Bom Jesus, Amandus Bauer, Centro Educativo e Rio da Estiva deram uma verdadeira aula de demonstração que ainda é possível salvar a natureza com pequenos gestos.

No salão foram também confeccionados estandes pelas escolas, a partir de imagens fotográficas, poemas e orientações de como descartar resíduos sólidos e preservar diariamente o meio ambiente. Ainda, durante a tarde de quinta, houve apresentação de um teatro ecológico pelas escolas. O evento terminou às 16h com entrega de certificados e prêmios.

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.