O Plano Local de Interesse Social (PLHIS) foi lançado oficialmente em Itaiópolis no último dia 21 de outubro. O encontro aconteceu às 14h30, nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. Participaram do lançamento membros do conselho da habitação, representantes da comunidade em geral, prefeito municipal Helio Wendt (PMDB) e o representante da empresa Degrau Arquitetura e Urbanismo, André Santos.
O profissional expôs sobre o processo de elaboração do PLHIS, as etapas de elaboração e planejamento explicando também sobre as etapas das três esferas de governo que são a nacional, estadual, e a local. André colocou aos participantes a importância do controle social e a participação da população nas reuniões e audiências públicas que são realizadas para propor e deliberar propostas na melhoria da questão habitacional. O representante da Degrau explicou ainda qual o objetivo do plano, que é formular uma estratégia para equacionar a médio e longo prazo as necessidades habitacionais de Itaiópolis definindo: metas, recursos necessários, fontes de subsídio, arranjos institucionais, alterações legais, e portanto um planejamento habitacional.
André Santos indagou aos participantes de quais problemas o município tem como solucioná-los, em quanto tempo, de que forma administrativa, como se articular com outros planos e ações públicas como programar, monitorar, avaliar, rever e garantir que o plano seja respeitado. Com todas estas questões será elaborado pela empresa Degrau um diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação, onde identificarão as necessidades habitacionais, ofertas, recursos disponíveis para financiamento, estrutura administrativa, programas e ações existentes, legislações existentes a serem modificadas ou elaboradas.
Foram colocados aos participantes os dias das reuniões comunitárias, mas com definição de locais, sendo nos dias 09,10 e 11 de novembro de 2010. Estas reuniões devem ser realizadas com a equipe de técnicos da Prefeitura, profissionais da empresa responsável pela elaboração do plano e comunidade local. Conforme explicado por André o diagnóstico participativo, elaborado junto com a população, é fonte importantíssima de levantamento e checagem de informações. Serão eleitos nas reuniões comunitárias representantes que serão capacitados para trazer os problemas da comunidade e após a junção dos problemas se deliberem propostas a serem inclusas e aprovadas na versão final do PLHIS ao final da reunião os participantes discutiram sobre o plano e tiraram as dúvidas com o profissional.