Genoino pode se livrar de dormir na cadeia

Publicado por Redação Gazeta de Riomafra - 17/11/2012 - 17h48

Condenado a seis anos e 11 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal, o  ex-presidente do PT José Genoino  pode não cumprir um dia da pena atrás das grades. Isso porque, por ter sido sentenciado a menos de oito anos de reclusão, Genoino tem direito a ir para o regime semiaberto, no qual ele trabalharia durante o dia e dormiria numa prisão. Mas, por  falta de vagas nesse tipo de presídio, ele pode ir automaticamente para o regime aberto.

Nesta terça-feira, o  ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão, que votou pela absolvição do petista, admitiu que “a coisa mais difícil é ter vaga” no semiaberto. “Eu cansei de conceder habeas corpus para que pessoas cumpram o (regime) aberto porque (as colônias agrícolas) estão fechadas”, afirmou.

Por ter residência fixa em São Paulo, Genoino teria de cumprir pelo menos um sexto dos seis anos e 11 meses (13 meses) num presídio administrado pelo governo estadual, mas não necessariamente na capital. São Paulo tem hoje 13 Centros de Progressão Penitenciária,  para onde os presos que têm direito ao regime semiaberto são enviados. A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) não informou o número de vagas oferecidas nem quantas pessoas cumprem pena nesses lugares atualmente.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.