Durante o seminário jurĂdico realizado em Mafra nesta semana, contando com a presença de acadĂŞmicos de direito, advogados, juristas, promotores e da renomada presença do Desembargador do TRF 5 e ex-juiz do TRE do Rio Grande do Norte Francisco de Barros Dias foram abordadas entre outros assuntos a Lei da Ficha Limpa, onde a uma pergunta nĂŁo poderia deixar de ser feita: Wellington Bielecki pode ou nĂŁo concorrer a Prefeitura nas prĂłximas eleições?
A resposta dos palestrantes foi sim, justificando que a eleição de 2004 foi em 3 de outubro, e em 2012 será no dia 7, entĂŁo já teriam passados os oito anos, fazendo com que o prĂ©-candidato Wellington esta elegĂvel, podendo entĂŁo concorrer normalmente nas prĂłximas eleições de 3 de outubro.
Estas afirmações ratificam o que já havia sido dito em abril deste ano, durante o “Seminário Eleições 2012”, do MinistĂ©rio PĂşblico de Santa Catarina, quando um promotor afirmou que está afastada toda e qualquer tipo de inelegibilidade do registro de candidatura, que trata de casos tĂpicos como o de Wellington Bielecki. “Mesmo que, na pior das hipĂłteses, o que nĂŁo se admite, o prazo de oito anos, que trata a Lei da Ficha Limpa, já teria expirado antes das eleições municipais de 7 de outubro”, disse o promotor.
Enfatizou, afirmando: “…De um jeito ou de outro ele está elegĂvel”. Citou ainda que “…este caso trata-se de discussĂŁo bizantina”, ou seja, “aquela que nĂŁo leva a nada”, sendo o Ăşnico objetivo disso, gerar polemica e desgaste, criando dĂşvida no eleitor, sendo assim, com toda segurança jurĂdica. Wellington Ă© ficha limpa e portanto, perfeitamente elegĂvel, apto á concorrer as eleições em outubro deste ano.
O TRE aplicou a Lei 135/2010, a “Lei do Ficha Limpa”, onde o processo de Wellington foi aprovado com ĂŞxito e por votação unânime, que transitou em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso. Todas estas informações estĂŁo no acordĂŁo do TRE/SC de nÂş. 25186, disponĂvel no site www.tre.sc.gov.br. Com isso, pode ser candidato a prefeito nas eleições em 2012.