-Fato que chamou a atenção em RN é que os dois únicos candidatos a prefeito são de partidos aliados ao governo Beto Richa – PSDB e são oposição ao governo do PT de BrasÃlia.
-Explicando, Milton Paizani é PSDB e Ary Siqueira do DEM, partidos que são a favor do governo do PSDB no Paraná e contra o governo do PT no Brasil.
-Apesar dessa questão de partidos polÃticos, Paizani, que nunca mudou de partido na sua vida polÃtica, falou a coluna há algum tempo, que essas siglas para ele não representam tanto, pois seu maior partido sempre será Rio Negro e sua gente.
-Ary, que já foi do PMDB, PDT, PSDB, PFL e agora DEM, também pode ter a mesma opinião que Paizani quanto a importância das legendas.
-Segundo analistas, a ocorrência da maior coligação da história em número de partidos em Rio Negro, que deverá apoiar a dobradinha Paizani/James, decorre muito do respeito e amizade que os dois candidatos sempre tiveram com todos os adversários.
-Serão doze partidos que comporão a coligação, o que representa o dobro de apoio que recebeu o atual prefeito Swaroskinho, na eleição passada.
-Já o candidato Ary Siqueira-DEM, teve habilidade e conseguiu se livrar de alguns concorrentes incômodos para a candidatura a prefeito da oposição, como o próprio Valério-PDT, EdÃlson Schadeck-PSD e Walter Pfeffer-PV, conseguindo manter todos eles no seu barco.
-Segundo dizem especialistas, o grande problema que Ary deverá enfrentar é o enfraquecido em termos de número de candidatos a vereador que vão lhe apoiar. Ary deverá ter o apoio de no máximo 28 candidatos à vereança, contra 72 da chapa adversária.
-Só para se ter uma idéia das dificuldades, e que quando se reelegeu em 2.000 contra o dr. Alceu, ganhando por apenas 179 votos, a situação era bem outra. Ary comandava a Prefeitura e tinha mais candidatos a vereador, sendo 50 do seu grupo contra apenas 32 candidatos a vereador que apoiavam Alceu.
– E pelo jeito João Romário (DEM) vai mesmo ser vice de Paulo Sérgio Dutra. Pelo menos foi o que ambos disseram a nossa coluna antes da convenção.
– O mesmo deverá acontecer com Eto Scholze, que também nos adiantou no final da tarde de ontem, que seu vice será Miltinho Pereira (PMDB).