A Escola Alice Santana Pinto – Educação Infantil e Ensino Fundamental, a APAE de Quitandinha, abre na próxima terça-feira (21), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Porém, entre as várias atividades que acontecerão neste período, está incluída a inauguração da ampliação do prédio da instituição de ensino.
De acordo com a diretora da instituição Aparecida Fátima Machado, a Cida, na próxima terça-feira acontece à abertura desta semana com uma passeata de divulgação pela cidade. Além disto, estão preparados para o decorrer dos dias oficinas, gincanas, brincadeiras, palestras, pedágio com entrega de adesivo e a missa no domingo (26), às 19h, na Igreja Matriz em Ação de Graças. No dia 28 acontece o encerramento das atividades com apresentações artísticas dos alunos.
Já na quarta-feira (29), acontece a inauguração da ampliação da Escola Alice Santana Pinto. Com aproximadamente 240m², a ala ampliada terá salas para o técnico em saúde, multiuso (computadores e biblioteca), de atendimento em psicologia e de ensino profissionalizante, esta para confecções de peças em artesanato e pinturas em tecidos, além de piscina térmica para a realização da hidroterapia dos alunos.
SEMANA NACIONAL
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deste ano tem como tema “Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não reproduza desigualdades”.
Igualdade Social foi e é o tema de debates nas mais variadas sociedades da tradição histórica da Educação Especial, a qual representa claramente a incidência da luta pelo direito de ser tratado como igual.
As conquistas destes direitos envolveram anos de lutas civis em forma de manifestos e conflitos sociais, apesar de muitas conquistas o último objetivo desta mobilização é apenas uma garantia de ser tratado como igual.
A proposta é que na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla seja feita uma análise conceitual dentro da realidade de cada município para que possa servir de orientação e debates.