População se emociona na inauguração da nova ala da APAE de Quitandinha

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 30/08/2012 - 21h25

Aconteceu o início da manhã desta última quarta-feira (29), a solenidade de inauguração da ampliação do prédio da Escola Alice Santana Pinto – Educação Infantil e Ensino Fundamental, a APAE do município de Quitandinha. O prefeito Neco Prado, acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Silvia Anderle, também estiveram presentes no evento que reuniu dezenas de pessoas, entre funcionários, secretários, pais e alunos.

Com aproximadamente 240m², a nova ala da instituição de ensino abrigará uma piscina aquecida, a qual foi adaptada para a realização das aulas de hidroterapia dos alunos especiais, além dos consultórios de psicologia, neurologia, fisioterapia, fonoaudióloga, assistência social e terapia ocupacional, estes construídos com recursos do próprio município.

Durante a solenidade de inauguração a diretora da escola Aparecida Fátima Machado Gonzaga, a Cida, lembrou que a obra era um sonho de todos os profissionais que ali trabalham e que agora se tornou realidade. “Esse é um momento de muita emoção para nós da escola. Agradeço todos que contribuíram para que essa ampliação se tornasse uma realidade para nós e nossos alunos”, contou ela.

Presidente da instituição por sete anos, o secretário de Educação de Quitandinha, Emerson Mitsui Karasawa, lembrou as dificuldades que a diretoria teve no início da implantação da APAE no município, agora com uma estrutura moderna no centro da cidade. “Foi muito difícil no começo. Por várias casas que passamos era necessário fazermos as adaptações para melhor atender os profissionais e os alunos. Depois de muito tempo de luta, agora temos essa estrutura moderna. Essa é uma obra de todos nós e que ficará na história de Quitandinha”, frisou o secretário.

Mas o momento mais comovente desta inauguração veio com as palavras de Neco Prado, um dos principais articuladores do município para que a APAE fosse uma realidade em Quitandinha. “Ninguém olhava para APAE. Quando nos deram um terreno para construímos o prédio, nos deram longe da cidade e fora de mão. Os pais que estão aqui sabem no seu coração como foi difícil para chegarmos até aqui”, comentou o prefeito.

Neco Prado ainda foi mais longe no seu discurso. “Entrego a prefeitura de Quitandinha no final deste ano, mas nunca vou abandonar essa instituição. Aqui temos alunos que são exemplos de vida e que buscam a cada dia o direito de cidadania e por isso são tão especiais para nós”, frisou ele, destacando ainda a recente visita da primeira dama do Governo do Estado, a secretária da Família e Assistência Social do Paraná, Fernanda Richa, que naquela ocasião ainda se comprometeu em investir na construção de uma cobertura no pátio da Escola Alice Santana Pinto.

Representando o Núcleo de Educação, esteve presente também neste evento a equipe pedagógica do órgão as professoras Valdeliria, Tais e Zilda, as quais representaram o chefe do núcleo Maurício, além da presidente da instituição Gabriela Leoni Petters, o representante da APR, Alceu de Andrade, o consultor da federação das APAEs, Raul, além dos secretários de Saúde, Daniel Andrade, de Obras, Cristiano Prado e de Agricultura, Gerson Rogoski.

BREVE HISTÓRIA DA APAE DE QUITANDINHA

A sede própria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Quitandinha foi inaugurada em 2008 pelo prefeito Neco Prado. Localizada na Rua dos Expedicionários, 160, no centro da cidade, este prédio contava com uma área de 350m², onde foram investidos aproximadamente R$ 200 mil. A maior parte do recurso foi de uma emenda do deputado federal Airton Roveda (R$ 120 mil) e o restante da Prefeitura de Quitandinha, que ainda cedeu o terreno e a terraplanagem para a construção.

Fundada em 13 de dezembro de 1995, a Associação ficou em trâmites devido aos documentos até 1998. Até este período os alunos de Quitandinha eram atendidos na APAE de Mandirituba. “Um dia encontrei o Neco, quando ele ainda era vereador da cidade e pedi que ele nos ajudasse com esta causa pela cidade”, disse Tadeu Taborda, pastor no município.

Atendendo ao pedido de Taborda, Neco então se mobilizou pela causa e no ano seguinte abriu a APAE em Quitandinha, já com 10 alunos, e tornou-se ainda presidente da associação naquele mesmo ano, onde permaneceu no cargo por dois mandatos consecutivos.

Após vários projetos encaminhados para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, a APAE somente conseguiu um aliado forte para construção do novo prédio quando Neco Prado se elegeu prefeito de Quitandinha.

Em 2008 foi inaugurado a moderna sede própria da APAE com 350m² e, agora em 2012, sua ampliação, com outros 240m², este construído em parceira com a Prefeitura de Quitandinha e população em geral.

Fotos:

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Claiton

    Vai aí a dica aos futuros Edis e Governantes do nosso município e outras esferas…..

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.