A Prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Saúde, vêm ampliando os atendimentos em todos os setores desta área visando oferecer à população um serviço ainda melhor.
Atualmente 40 pacientes recebem no Ambulatório de Úlceras Crônicas do Núcleo Integrado de Saúde I, o acompanhamento regular. Esse serviço, segundo a secretaria, é direcionado para as pessoas que apresentam feridas crônicas, como as de difícil cicatrização, e que necessitam de cuidados médicos e de enfermagem regularmente e por um longo período. Além disto, ferimentos decorrentes de queimaduras, traumas e picadas de aranha marrom, entre outras, as quais necessitam de um cuidado especializado, hoje também podem ser atendidas na Unidade de Saúde de Quitandinha.
Com o objetivo de fornecer um melhor tratamento a estas pessoas, a Secretaria de Saúde têm dois grandes diferenciais na prestação deste serviço.
O primeiro é a presença de um médico diretamente envolvido nos cuidados destas feridas, algo pouco incomum em outros municípios. Este diferencial é importante, pois o tratamento da pressão alta, do diabetes e outras orientações médicas são fundamentais para a cicatrização dos ferimentos.
O segundo diferencial é que o município de Quitandinha agora oferece à população curativos especiais, os quais aceleram o processo de cicatrização e, consequentemente, diminuem as taxas de infecção e dão maior conforto ao paciente.
Estes curativos se fossem comprados pelos pacientes, segundo a Secretaria de Saúde de Quitandinha, custariam em torno dos R$ 100 por semana e, no entanto, agora estão disponíveis gratuitamente para a população no ambulatório.
CUIDADOS
A Secretaria de Saúde de Quitandinha alerta que feridas crônicas apresentam consequências graves e muito comuns, como a necessidade de se amputar dedos ou até mesmo o membro todo caso não sejam curadas.
Importante ressaltar, segundo a secretaria, que uma ferida crônica muitas vezes leva o paciente à depressão e ao isolamento social, ou seja, a pessoa prefere não sair de casa por evitar se expor à sociedade por vergonha de sua condição.
De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Andrade, as pessoas que apresentam feridas de difícil cicatrização devem agendar uma consulta no Ambulatório de Úlceras de Quitandinha.