Academias da 3ª idade lotam as praças nos horários matinais

Publicado por Gazeta de Riomafra - 10/11/2010 - 17h26

Para participar da academia ao ar livre, basta os idosos comparecerem ao local. É livre, gratuito e as inscrições são feitas na hora.

As academias da 3ª idade, instaladas nas praças Lauro Muller e do Fórum estão funcionando quase em sua capacidade máxima. Ao todo o projeto envolve cerca de 350 idosos. Somente na Praça do Fórum são entre 230 e 250 idosos que fazem os exercícios nos equipamentos distribuídos. Segundo informações dos orientadores Mario César Garcia Filho e Kamila Krajewsky as aulas no período da manhã na Praça do Fórum estão lotadas, sobrando vagas apenas no horário das 09h30 às 10h30. No período da tarde há mais horários disponíveis, principalmente das 15h30 às 16h30 e das 16h30 às 17h30. Na Praça Lauro Muller, no alto de Mafra, no período da manhã os horários também estão lotados. Há vagas apenas nos horários das 16h30 às 18h. Para participar da academia ao ar livre, basta os idosos comparecerem ao local. É livre, gratuito e as inscrições são feitas na hora.

As vantagens da prática regular de exercícios físicos na 3ª idade foi destacada pelo orientador, que disse serem visíveis os resultados. “Vemos dia a dia a evolução de cada um, tanto na parte de flexibilidade como equilíbrio, bem como no caso de hipertensão”, destacou. Segundo ele, os exercícios são importantes para a qualidade de vida das pessoas em geral e principalmente para os idosos. Os participantes fizeram avaliação física no início das atividades e deverão repeti-la ainda este ano, além de fazerem exames de sangue gratuitos.

Exercício para corpo e mente

A aposentada Sibila Ribeiro dos Santos, de 61 anos, que frequenta a academia desde sua inauguração, em março deste ano, disse que ela (academia) é muito boa tanto para o corpo como para a mente.  “Exercitamos corpo e a mente e ainda fazemos amizades novas, conversamos, brincamos muito”, declarou salientando que hoje se sente com mais força e tem um bom alongamento. Disse ainda que viu melhora inclusive no seu problema de tireóide.

A mesma opinião é compartilhada por Eristelia Sereno Jungles, de 53 anos. Também está a 08 meses na academia e disse que mudou muito e para melhor. “Acho muito bom mesmo. Antes eu não conseguia levantar direito, hoje tenho muito mais disposição e agilidade”, explicou.

Combate à inatividade

Mafra conta com duas academias da terceira idade ao ar livre, uma na Praça Lauro Muller e outra na Praça do Fórum. Elas surgiram da preocupação com a inatividade física e o aumento substancial do número de indivíduos idosos no município. É fruto da parceria entre a Prefeitura de Mafra (Programa Mafra em Forma da Secretaria Municipal de Saúde), a Unimed, (Projeto Viver) e a Universidade do Contestado (Núcleo de Educação Física), com apoio da Concessionária Maxicar.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.