Abertura do Ano Letivo de 2012 foi no dia 07 e reuniu todos os funcionários da rede municipal de ensino
O ano letivo em Mafra começou com as boas-vindas aos funcionários da rede municipal de ensino. Os 540 profissionais da Educação assistiram nesta terça-feira, 07 de fevereiro, a duas palestras motivacionais no Cine Emacite.
A primeira, pela manhã, proferida pelo professor Albino Timóteo Buluczyk, foi “Motivação, Autoestima e relações humanas – ênfase pelo encanto à profissão do magistério. À tarde, foi a vez do professor Fábio Fernandes, com a palestra “Motivação e planejamento para alcançar o sucesso”.
A secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira fez a abertura do evento, agradecendo a presença do padre Dúlcio Antonio de Araújo, da paróquia de Nossa Senhora Aparecida que fez uma benção na ocasião, das demais autoridades e de todos os funcionários presentes.
A secretária ressaltou que o objetivo da Secretaria da Educação é possibilitar que os educadores e demais funcionários estejam cada vez mais preparados para oferecer ensino de qualidade aos alunos. “O essencial de todos os investimentos em educação, é, sem dúvida, a valorização dos profissionais. Todos precisam sentir-se bem na escola e a educação só terá sentido se for compartilhada para contribuir na formação dos nossos alunos”, disse. Ela ressaltou ainda que um evento como este “é um momento de reflexão, planejamento e compromisso”.
O chefe do Executivo também esteve presente no evento, Jango enalteceu a figura dos professores e funcionários da educação do município e disse que “em Mafra nunca deve faltar dinheiro pra investir na educação”. Fez uma comparação sobre educação entre os países da América do Sul como Argentina, Chile e Uruguai que possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) maior que o Brasil. “Dos 182 países no mundo, o nosso IDH está na 75ª. Precisamos melhorar muito e o grande caminho é a educação”. O Prefeito conclui desejando a todos um ano letivo produtivo, contando com o comprometimento dos profissionais da educação.
Recepção
Os cerca de 5.500 alunos da rede municipal de ensino de Mafra, distribuídos nas 29 unidades de ensino, sendo 13 no interior, estão aproveitando o último final de semana de férias. Conforme previsto no calendário da Secretaria da Educação, as aulas em Mafra iniciam na próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro.
Para os 2.500 alunos da rede municipal e estadual de ensino que utilizam transporte escolar diariamente, a Administração Municipal renovou nos últimos anos a frota do transporte escolar próprio, adquirindo 14 novos ônibus escolares e 3 kombis. Além disso, investe-se anualmente cerca de R$ 3 milhões (entre recursos do Estado, União e município) na manutenção de 39 linhas de transporte, das quais 13 são feitas com veículos próprios e 26 são linhas terceirizadas.
Ritmo acelerado
A Secretaria da Educação trabalha em ritmo acelerado para encerrar as chamadas de todos os professores para a contratação temporária, dos ACTs. Serão aproximadamente 60 professores contratados atuando desde a educação infantil até o ensino fundamental. Para a secretária da Educação a contratação temporária é mais uma maneira de reforçar a qualidade do quadro de professores do município. “Cada ano é uma nova uma oportunidade para fazermos ainda melhor pela educação em Mafra”, explicou a secretária.
Os alunos entram o ano letivo com uniforme escolar completo (kit composto por 11 peças – um conjunto de agasalho, sendo uma calça e uma jaqueta; um moletom; duas camisetas manga longa, duas camisetas manga curta, uma bermuda, dois pares de meia e um par de tênis), além mochila adequada ao nível escolar do aluno, penal e kit de material escolar – cadernos, lápis, borracha, apontador, canetas, lápis de cor, tesoura, régua e cola.
Ampliações e Reformas
Algumas escolas iniciam o ano ampliadas e reformadas. Está em fase de acabamento as obras de melhorias e ampliações nas seguintes escolas: Escola São Lourenço (sala de aula, banheiros, biblioteca e conclusão da quadra esportiva e pintura), Escola Agrícola (construção do centro de industrialização, conclusão da quadra, entre outras melhorias), Amola Flecha (quadra esportiva e muro), Escola da Bituvinha (será construída mais uma sala de aula e quadra esportiva coberta).
Será iniciada a montagem do pré-moldado da cobertura das quadras esportivas nas escolas municipais de Bituvinha, Colônia Ruthes, Avencal do Saltinho, Augusta Vitória, Anjo da Guarda, Beija-Flor e Butiazinho de Cima. Além da reforma e recuperação da ala 4 do CEMMA. Nestas obras, o investimento é de R$ 1,5 milhão de recursos próprios da Educação.
Nova escola
Este ano será construído um novo centro de educação infantil, no alto de Mafra, visando beneficiar mais de 150 famílias. Segundo Marise, mesmo com a construção de três novas escolas – Anjo da Guarda na Vila Clementina, CEI Guinther Werner na Vila Nova e o CEI Breno Cauan Garcia na Vila Argentina – ainda há uma procura muito grande por vaga na educação infantil.
Planejamento
Durante este mês a secretária de Educação percorrerá as escolas municipais, fazendo reuniões com os pais. Na pauta, apresentação do kit escolar, melhorias nas unidades escolares e a importância da integração família/escola.
Acredito que a primeira palestra foi mesmo infeliz, mas a da parte da tarde foi proveitosa para quem está motivado a melhorar sua qualidade de vida …
Então vamos combinar né! foram duas palestrinhas jaguaras!!! … meu Pai! até onde eles querem chegar idiotizando o magistério público de tal modo? o Cara(palestrante) vai lá fala, um monte de abobrinha, e leva dinheiro nosso! ta na hora de ver isso! agir com protesto e vaiar depois de tamanha palhaçada. Assisti esta palestra, aproveitei 0,01%, porque aprendi que o povo é muito burro e fácil de ser enganado!