Na última sexta-feira, durante a sessão solene realizada no auditório Walmor Hass Furtado, o comandante do 5º RCC, Raul Rodrigues de Oliveira, anunciou a construção de uma nova vila militar e um novo aquartelamento em Rio Negro.
Durante o seu discurso, o comandante destacou a importância do apoio recebido em 2009 de vereadores e prefeito de Rio Negro e de Mafra, para sensibilizar as autoridades militares da importância da permanência do regimento na cidade de Rio Negro, já que naquele ano havia a possibilidade deste ser transferido para a cidade de Ponta Grossa. “Recebi em mãos menções de ambas as câmeras de vereadores, de Rio Negro e de Mafra. Recebi o trabalho incansável do prefeito para sensibilizar as autoridades militares da importância do regimento em Rio Negro”, comentou.
Em dezembro do último ano foi confirmada a permanência do 5º RCC em Rio Negro, quando de imediato iniciou-se os procedimentos relativos ao novo aquartelamento e novas vilas militares. Conforme mencionou o comandante Raul Rodrigues, já há a confirmação da construção de um prédio com doze apartamentos, substituindo as antigas casas ainda de madeira, e também o início das obras para o novo aquartelamento, perfazendo um total de investimentos aproximado em 40 milhões de reais ao longo dos próximos cinco anos. “Essa é sem duvidas uma vitória de todos nós, militares e comunidade local”, afirmou o comandante.
Em uma breve entrevista concedida ao Click Riomafra, o comandante Raul Rodrigues citou como e onde será a construção do novo quartel.
Click Riomafra: Como será o projeto para a construção do novo quartel?
Raul Rodrigues: O projeto do novo quartel envolve basicamente duas partes. Uma é o novo quartel propriamente dito, e as vilas militares. Nós já temos orçado e aprovado a construção de um prédio com doze apartamentos, obra que será iniciada no final deste ano, no mais tardar no início do ano que vem. E temos já previsão orçamentária para o início das obras do quartel, que deve demorar este sim, uns cinco anos.
Click Riomafra: Já há local definido para o novo quartel?
Raul Rodrigues: Na área junto ao kartódromo. É uma área que nós já recebemos como doação há cerca de 30 anos e fazemos ali diversos exercícios militares, nós a conhecemos como área M60, próximo da área industrial de Rio Negro.
Click Riomafra: Atualmente já existe uma preocupação dos moradores daquela região com relação à movimentação dos carros de combate nas ruas. A nova instalação não prejudicará os moradores?
Raul Rodrigues: De modo algum, a área é muito grande, o exercício vai ser de pequeno monte, envolvendo poucos carros e distante das casas.
Na ocasião, o comandante recebeu nas mãos do prefeito Alceu Ricardo Swarowski e do vereador Luiz Bosquetto, o título de Cidadão Honorário de Rio Negro.
Pergunte ao cmte por que em vez de fazer quartel novo, não aplicam melhor o dinheiro publico, em beneficio a comunidade local. Já que os militares tem moradia gratuita, paga pelos civis.
Os militares pagam pela moradia, descontado em contracheque. Os militares pagam imposto de renda, descontado na fonte. Os maiores beneficiados com as obras anunciadas será a cidade e respectiva população. Informe-se melhor antes de escrever bobagens.
Gostaria de saber o que será feito com o terreno onde atualmente esta instalado o 5. RCC.
Pois é uma área de muito valor e não pode ser deixado sem aproveitamento.
Obrigado um Abç