Creche Anjo da Guarda: infiltração de água foi registrada também nessa Instituição Escolar

Publicado por Gazeta de Riomafra - 21/04/2013 - 19h43

Com 448 alunos desde o Berçário até a 8ª série do Ensino Fundamental a conhecida como “Creche Anjo da Guarda” está situada aos fundos do Hospital São Vicente de Paulo – em terreno cedido pela Associação São Vicente de Paulo e apresenta problemas até mesmo antes do ingresso na Instituição.

O primeiro problema encontrado é que para se chegar até a Unidade Escolar os motoristas precisam trafegar por uma via alternativa e em más condições, apresentando inclusive risco de grave acidente na curva de acesso à Instituição que além de estreita faz contato direto com uma queda que se encontra com o rio Negro e onde não há qualquer proteção ou aviso do perigo.

A rua de saída da Escola em direção os fundos do Hospital São Vicente também apresenta graves problemas estruturais, tratando-se de uma subida íngreme e com vários buracos/valetas e que em dias de chuva causa diversos transtornos aos motoristas do transporte escolar e pais que buscam seus filhos. “Esse é um grande problema a ser resolvido pela Prefeitura Municipal, até porque ao que nos foi informado, havia inclusive projeto para pavimentação asfáltica da rua de acesso e saída da Creche”, diz a diretora da Instituição, Ieda Terezinha Moraes.

Ao se chegar na Unidade Escolar outro problema é detectado antes mesmo de se ultrapassar o portão de acesso, haja vista o forte odor que provém de uma fossa séptica. De acordo com a diretora da Creche Anjo da Guarda o problema do mau cheiro seria responsabilidade da administração da Unidade Hospitalar, “pois seria de uma fossa de propriedade daquela que o mau cheiro se espalha pela escola e arredores causando também transtornos aos moradores próximos”.

Em dias de fortes chuvas uma das salas de aula da ala superior vem enfrentando a infiltração de água, ocasionando transtornos a funcionários e alunos, já que a sala fica bastante molhada com tal situação. “A última infiltração de águas da chuva se deu bem no horário de saída dos alunos, sendo o trabalho apenas para os profissionais que tiveram que secar todo o chão da sala de aula”, pondera Ieda Moraes.

Segundo a diretora engenheiros da Prefeitura avaliaram o local e constataram tratar-se de problemas com as calhas instaladas e que não suportam grande fluxo de água, ocasionando a infiltração da mesma na sala de aula.

A Creche Anjo da Guarda foi inaugurada em seis de maio de 2010 e, explana a administradora, “o problema vem se desencadeando há anos, sendo que as medidas necessárias para sua solução estão sendo providenciadas pela Secretaria Municipal de Educação, cuja dirigente demonstrou preocupação com a situação”.

CONAE – Conferência Nacional de Educação

Nem só de notícias não tão boas sobrevive a Creche Anjo da Guarda. Em preparação para as Conferências Municipal, Estadual e Nacional de Educação a Instituição estará promovendo durante todo o dia 24 de abril, a sua conferência que visa em uma união Escola-Sociedade, a reflexão tendo como tema principal “que Escola temos e qual queremos”, oportunidade também para a discussão sobre prioridades a serem definidas para a melhoria da qualidade de ensino e a valorização do professor e da tecnologia, em evento aberto aos pais dos alunos e comunidade, durante o horário de aulas e à noite.

No dia 20 de maio acontece a Conferência Municipal de Educação quando todas as Unidades Escolares do Município apresentarão suas propostas/reivindicações a serem levadas para a Conferência Estadual. Já a Conferência Nacional será realizada em fevereiro do próximo ano.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.