Quanto a Estação de Tratamento, está em fase de levantamento e estudos topográficos e depende também de tratativas com a ALL, já que o acesso passará pelos trilhos.
Na edição de 29 de fevereiro, atendendo a um pedido dos nossos leitores, publicamos uma matéria explicando o porquê das obras de esgotamento ter saído após o asfaltamento da rua Felipe Schmidt.
O secretário de Administração Allan Leon de Mello explicou que tratava-se de dois recursos distintos vindos de diferentes fontes, o que submeteu o município ao cumprimento dos prazos e condições, não possibilitando sincronia entre os dois planos de trabalho. A demora para liberação de licença ambiental por parte do Ibama, dificultou ainda mais os trabalhos.
Desta vez a dúvida dos leitores era com relação ao diâmetro dos tubos usados na obra de esgotamento, e ainda sobre o local específico da Estação de Tratamento.
Segundo informações obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, quanto aos tubos, o tamanho que está sendo utilizado é específico para coleta de esgoto, diferente, por exemplo, da tubulação/manilhas usados para drenagem da água da chuva, que demanda um diâmetro bem maior.
Em todas as ruas que estão recebendo o esgotamento, está sendo feita uma rede coletora, nas calçadas ficará uma caixa de espera, onde cada morador terá que fazer a ligação para a rede. Depois que toda a obra estiver pronta, os moradores receberão orientações de como fazer a ligação, terá um prazo estipulado, e se não for cumprido recebe notificação da Vigilância Sanitária.
De acordo com a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Nádia Weiz, a tubulação usada para tratamento de esgoto segue uma normativa, os engenheiros apenas cumprem.
Quanto a Estação de Tratamento, que ficará localizada na Vila Ivete, nas proximidades do Supermercado Mig, está em fase de levantamento e estudos topográficos e depende também de tratativas com a ALL, já que o acesso passará pelos trilhos.
Segundo Nádia, as obras da Estação devem ter início no mês de maio, ela explicou que após concluída a implantação do esgotamento, o esgoto passará pelos tubos, será levado através de gravidade para duas Estações Elevatórias, uma no Centro e outra na Vila Argentina, e depois disso segue para a Estação de Tratamento na Vila Ivete.
Se não tiver intercorrências, as obras nas ruas tem previsão para término no mês de outubro deste ano.
Xi. Já vi tudo. Depender de local desse tipo vai dar merda.
So vai da merda nessse local!