Segurança. Esse foi o tema que pautou a reunião entre membros do Departamento de Trânsito do MunicÃpio de Mafra (DETRAMM) e da Guarnição Especial de Mafra da PolÃcia Militar. Na reunião realizada na última terça-feira, foram discutidas questões relativas ao trânsito de Mafra, abrangendo a segurança e a fiscalização de trânsito no municÃpio. Desde o inÃcio do ano de 2010, o Prefeito Jango Herbst determinou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e ao departamento de trânsito a execução de todas as medidas cabÃveis relativas à segurança nos veÃculos de transporte escolar e de taxi.
Transporte escolar
O Diretor do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Haroldo Heyse, começou a reunião explicando sobre a situação dos permissionários de transporte escolar do municÃpio. Ele falou da obrigatoriedade do veÃculo circular com o selo de inspeção. “Nossa preocupação é com a segurança da criança e, sobretudo, fazer com que se cumpram os artigos 136 e 139 do Código de Trânsito Brasileiro, que dizem que a inspeção deve ser semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurançaâ€, ressaltou. Ele explicou ainda que a autorização para circulação nas vias é emitida pelas Ciretrans/Citrans.
O diretor pediu à PolÃcia Militar apoio na questão da fiscalização para coibir a circulação de veÃculos de transporte escolar que não tenham passado pela inspeção. Segundo Haroldo Heyse, a última inspeção foi em julho e a próxima será em janeiro de 2012. Para facilitar a identificação, o diretor deixou com a PolÃcia Militar uma relação dos permissionários que realizam transporte escolar. O Tenente Fernando Luiz Lopes disse que vai colaborar, no sentido de “autuar o permissionário que não estiver em dia com inspeção veicularâ€.
Táxis em Mafra
Também entrando na questão de segurança, o diretor de trânsito falou sobre o Decreto Municipal nº 3433, de 19 de setembro de 2011, que dá nova identidade aos táxis do municÃpio, como faixas laterais. Tais exigências, segundo o DETRAMM, visam proporcionar aos que utilizam essa modalidade de transporte, um diferencial ao serviço prestado. “Vai auxiliar para o usuário saber quem é o taxista que presta o serviço de utilidade pública e vai ter as informações para o caso de reclamaçõesâ€, afirmou Haroldo Heyse. Ele também explicou que ainda existem algumas irregularidades neste tipo de transporte, como veÃculos particulares prestando este serviço, veÃculo com condutor que não é o permissionário, veÃculos sem faixas (prazo para adequação venceu em 13 de novembro), entre outros. Haroldo também entregou à PolÃcia Militar a relação de pontos de táxis no municÃpio, o nome do permissionário, telefone e placa do veÃculo, para facilitar o trabalho da polÃcia na necessidade de abordagem.
Sinalização semafórica
Mais um assunto abordado na reunião foi quanto a sinalização semafórica no alto de Mafra. Haroldo Heyse explicou que numa primeira etapa foi feita a substituição dos grupos focais dos semáforos por led. A próxima é instalar semáforos para pedestres e realizar alteração do tempo de abertura e fechamento dos semáforos para veÃculos. “Desde 2001 temos o mesmo tempo e este já não condiz com o fluxo atual de veÃculos circulantes no municÃpio, gerando congestionamento nos cruzamentosâ€, disse Haroldo. Ele pediu auxÃlio à PolÃcia Militar quando forem ocorrer estas mudanças no trânsito. “Peço novamente o apoio e agradeço o auxÃlio da PM que sempre prontamente nos atendeuâ€.
Ao final, o Tenente Fernando Luiz Lopes, reafirmou a importância da parceria entre Prefeitura e PolÃcia Militar nas questões relativas à segurança no trânsito e agradeceu a presença e as informações prestadas pelo diretor de trânsito.
Por favor mudar de novo o transito,contrate pessoas competente para estudar melhor o transito,depois mudar ele.O povo nao aguenta mais.
tudo isso e balela a policia vai continuar inventando multa como sempre porque os policiais são mal formados e informados sobre o tema transito assim com o chado departamento de transito de mafra que so pensa em arrecadar dinheiro com as multas so que nao repassa em forma de obras somente e embolsado a porcentagem das multa.
Algumas soluções simples melhorariam sobremaneira o trânsito em Mafra.
Uma delas é a eliminação da conversão à esquerda no sinaleiro no alto de Mafra.
Já na Felipe Schmidt se fosse suprimido o estacionamento ao lado esquerdo em especial no começo daquela avenida, ficando duas faixas de rolamento a partir do portal, também reduziria o congestionamento naquele local.
O sinaleiro no alto de mafra realmente é prioridade! Com o fim de ano chegando, vai ser um caos no local.
Eu, particularmente, fico mais ou menos uma hora parado por dia nestes semáforos!
gostaria de saber como vai ficar a cobrança da policia quanto ao curso de transporte escolar