As grandes cidades do Brasil saíram às ruas para protestar principalmente contra o aumento do custo dos transportes públicos e contra os gastos com a Copa do Mundo de 2014, corrupção impunidade, inflação, impostos, descasos dos políticos e governantes com a população. Os cidadãos riomafrenses se uniram e criaram o “Manifesto Riomafra” para protestar em relação a nossa realidade municipal e regional. A caminha ocorrerá hoje, 19, com saída prevista para as 18h 30min da praça do Correio, em Mafra.
Segundo, um dos organizadores do ato, além do apoio ao manifesto nacional, a ideia surgiu baseada em três necessidades: saúde em Rio Negro, estrutura e pavimentação em Mafra e mobilidade entre as cidades. Porém, existem outros objetivos que poderiam ser complementados como a não realização da criação do Parque Ambiental do Passo em Mafra, a quantidade reduzida de policiamento em Rio Negro, os casos das pedreiras em Mafra, nepotismo na Prefeitura de Mafra, caos na saúde em Riomafra, fechamento da maternidade de Rio Negro, entre outros temas.
Organização
A organização foi iniciada segunda-feira, 17, por algumas pessoas e posteriormente o Diretório Central dos Estudantes da Unc, campus Mafra, ajudou a divulgar o Manifesto Riomafra.
“Os lideres do movimento pedem aos participantes para levarem bandeiras, faixas, camisas, máscaras, a intenção é realizar um protesto pacífico e ordeiro, evitando arruaças, violência, confrontos, depredações e outros aspectos negativos”, comentou um dos organizadores. Também foi solicitado para as pessoas irem de branco, mas não é obrigatório.
Os participantes do Manifesto Riomafra estão confeccionando seus cartazes, faixas, bandeiras e outros itens em casa. O DCE da UnC convidou os interessados para produzirem estes matérias na noite de terça-feira, 18.
A organização definiu que irão sair as 18h 20min da praça do Correio, seguindo em direção a ponte Rodrigo Ajace (ponte nova). Depois caminharão até a rua XV de novembro, efetuando o contorno na praça João Pessoa e passarão pela lateral do parque. Assim, voltando para Mafra e novamente passando pela ponte Rodrigo Ajace. Seguindo em direção a Prefeitura de Mafra, onde terá o fim da passeata.
Participantes
A divulgação do Manifesto Riomafra foi tão grande que se tornou assunto nas redes sociais e 22 horas de criação do evento, já contava com a confirmação de mais de 1000 pessoas.
Segundo uma participante do movimento, acredita que as pessoas entenderam que devem explanaram fora das escolas ou redes sociais, mostrando a população que é favorável a manifestação. “Já que a maioria infelizmente não pode doar todo seu tempo pra isso. Porém, é o que faremos a partir de amanhã, deixaremos todos os compromissos de lado, pois o nosso compromisso com a cidadania fala mais alto”, comentou outra participante.
Um dos pontos chaves debatido pelos organizadores, é a hora de votar e de cobrar os políticos. “O riomafrense é um povo inteligente, estamos em estados com elevados níveis de educação em relação ao restante do país. Me intriga saber o que acontece na hora de ir às urnas, parece que existe algum esquecimento sobre como avaliar os melhores candidatos, ler suas propostas e afins. Fora disso ainda existe a falta de cobrança pós-eleição”, explicou um dos lideres do movimento.
A Polícia Militar das duas cidades está ciente da manifestação e deverá acompanhar o movimento, garantido a segurança e ordem de todos.
a maior maneira de mudar é o povo tb querer mudar….vamos apoiar nosso pais não é assim mas a educação precisa de mudança e a saúde + ainda vamo la povo mafrense..
Eu vou protestar contra a desinformação e a imprensa marrom e anônima que temos por aqui.
Temos que manifestar nossa indignação principalmente por causas locais, como por exemplo: ABAIXO LEGISLAR EM CAUSA PRÓPRIA (Por que a primeira providência da Camara de Vereadores foi aumentar para 13 o número de veredores?); ABAIXO NEPOTISMO (Por que empregar parentes para cargos de Comissão? e parentes incompetentes ainda); DEVOLUÇÃO IMEDIATA DO DINHEIRO JOGADO NO LIXO (Monumento do Milho do trevo da BR280 =350 mil reais; SEMÁFOROS DA PRAÇA DOS CORREIOS; PORTAL DA FRENTE DO BRADESCO); os responsáveis devem devolver esse dinheiro para os cofres públicos….