Desfile de criações em roupas com materiais reutilizados, exposição de tapetes ecológicos e de obras de artes. Essas foram as atividades realizadas por cerca de 170 alunos que frequentam o ensino fundamental da Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho, em Mafra. As ações movimentaram toda a unidade e foram apresentadas durante o dia do estudante, 11 de agosto. Fazem parte de uma das várias etapas da 1ª Gincana Ecológica da escola, iniciada em junho deste ano, durante a semana do meio ambiente e seguirá até o final de 2015.
A 1ª gincana tem por finalidade estimular o pensar e a reflexão sobre o meio ambiente, com foco na coleta seletiva e na reutilização dos materiais, conforme explicou o diretor da unidade escolar, Jefferson José Bauer. “Queremos sensibilizar de maneira prática e dinâmica, toda a comunidade do município sobre a importância da preservação ambiental, especialmente no que se refere aos cuidados na produção do lixo”, explicou. Ele destacou ainda a preocupação com a melhoria das condições de trabalho dos catadores, agregando valores aos materiais coletados e diminuindo a exploração dos recursos naturais.
Boa experiência
A gincana se divide em várias provas, tendo sido realizadas nesta semana as provas culturais. Alunos da 7ª serie 2, orientados pelas professoras Nádia Terezinha Endler Machado e Ane Carolini Ferreira de Lima Ostercoh estavam entusiasmados com a exposição. A turma toda produziu um tapete com lacres de latinhas, papelão, botões, jornal e barbante e ainda o trator “evolução”, com garrafas pet e tampas, além de lacres. Para os alunos Felipe, Willian, Victor, Bruno e Maiara – parte da equipe da 7ª 2 – a experiência foi bem legal. “Foi muito bom fazermos essas atividades porque aprendemos que podemos reutilizar diversos materiais, como transformar uma caixa de leite em um carrinho”, concordaram. Eles explicaram ainda que o trator ecológico será doado a um lar de crianças de Rio Negro (PR).
Na abertura dos desfiles, o diretor Jefferson destacou os alunos e professores pela dedicação para as provas. “O empenho foi grande tanto dos alunos como dos professores para esse nosso objetivo maior que é a conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente”.
A 1ª Gincana Ecológica da Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho compreenderá as provas sociais (arrecadação de materiais recicláveis – lacres, pilhas, óleo saturado e sementes), culturais, esportivas e de conhecimento. Cada turma tem um nome, um grito de guerra e mascote.
Escola Agrícola
A Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho fica localizada na Fazenda do Potreiro, em Mafra. Possui 154 alunos de 6º a 9ª séries e 65 no ensino médio. Atua em período integral com disciplinas comuns e ainda específicas de praticas agropecuárias.